Médiation de conflits dans les écoles: entre normes et perceptions des enseigants

Auteurs-es

  • Angela Maria Martins Fundação Carlos Chagas – FCC –, São Paulo, São Paulo, Brasil; Universidade Cidade de São Paulo – Unicid –, São Paulo, São Paulo, Brasil
  • Cristiane Machado Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Cidade de São Paulo – PPGE/Unicid –, São Paulo, São Paulo, Brasil
  • Ecleide Cunico Furlanetto Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Cidade de São Paulo – PPGE/Unicid –, São Paulo, São Paulo, Brasil

Mots-clés :

Politique Éducationnelle, Médiation de Conflits Scolaires, Travail Enseignant

Résumé

Cet article réfère à des données obtenues dans une investigation qui envisage analyser le programme de gouvernement nommé Sistema de Proteção Escolar [Système de Protection Scolaire], mis en place par la Secretaria de Estado da Educação depuis 2010. L’aspect ici analysé a pour but de comprendre les perceptions des Enseignants Médiateurs Communautaires des situations de conflit et de violence dans les écoles où ils agissent. Les données indiquent une tendance d’accroissement des niveaux de conflit et de violence dans le contexte scolaire, avec prépondérance de problèmes provoqués par les élèves, du point de vue des interviewés. Ce scénario peut être attribué à la résistance des élèves aux conduites des professionnels et des pratiques pédagogiques entamées sur place, em contraposition à l’autorité attribuée socialement aux enseignants et au prestige de la scolarité.

 

 

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Bibliographies de l'auteur-e

Angela Maria Martins, Fundação Carlos Chagas – FCC –, São Paulo, São Paulo, Brasil; Universidade Cidade de São Paulo – Unicid –, São Paulo, São Paulo, Brasil

Graduada em Ciências Sociais e Políticas pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo,; mestre em Educação pela Universidade de São Paulo; doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Realizou pós-doutorado com bolsa da CAPES no Instituto de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa (2008), na área de políticas públicas educacionais. Desde 1996 é pesquisadora da Fundação Carlos Chagas na área de política e gestão da educação básica. Atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Cidade de São Paulo e coordenadora do Mestrado Profissional Formação de Gestores Educacionais na mesma instituição. Tem estudado principalmente os seguintes temas: políticas educacionais e gestão da educação básica; metodologias de pesquisa; trajetórias e identidade profissional de diretores e professores.

Cristiane Machado, Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Cidade de São Paulo – PPGE/Unicid –, São Paulo, São Paulo, Brasil

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (2003), Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1995) e Bacharel e Licenciada em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1991). Possui experiência Docente no Ensino Fundamental, Médio, Formação de Professores nos níveis Médio e Superior, Graduação e Pós-graduação e na Gestão Educacional de Sistemas Públicos. É Docente do Mestrado em Educação da Universidade do Vale do Sapucaí - Univás, em Pouso Alegre - MG. Desenvolve pesquisas relacionadas aos temas Política Educacional, Avaliação Educacional, Gestão Educacional e Escolar e Formação Docente. É Pesquisadora do Gepave (Grupo de Estudos e Pesquisas em Avaliação Educacional) na Faculdade de Educação da USP e Líder do Gepaq (Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação Docente, Avaliação e Qualidade) da Univás.

Ecleide Cunico Furlanetto, Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Cidade de São Paulo – PPGE/Unicid –, São Paulo, São Paulo, Brasil

Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1982), mestrado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1989) e doutorado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997). Atualmente é professora e coordenadora do Programa de Mestrado em Educação da Universidade Cidade de São Paulo - UNICID. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, desenvolve pesquisas e projetos a respeito de formação de professores, matrizes pedagógicas e aprendizagem de adultos.

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Publié-e

2016-10-14

Comment citer

Martins, A. M., Machado, C., & Furlanetto, E. C. (2016). Médiation de conflits dans les écoles: entre normes et perceptions des enseigants. Cadernos De Pesquisa, 46(161), 566–592. Consulté à l’adresse https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/3798

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