Conhecimento escolar e emancipação: uma leitura pós-fundacional

Autores

  • Carmen Teresa Gabriel Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ –, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Palavras-chave:

Currículo, Conhecimento Escolar, Emancipação, Teorias Pós-Fundacionais.

Resumo

Este texto objetiva analisar a articulação entreconhecimento escolar e emancipação no campo do currículo a partir de uma postura epistêmica pós-fundacional. Entendendo que nomear é um ato político, a análise enfrenta o desafio colocado pela virada paradigmática às leituras essencialistas do mundo. Explicita o diálogo estabelecido com os estudos pós-fundacionais, sublinhando seus efeitos na fixação de sentido para o significanteemancipação.Em seguida, analisa a produção intelectual acumulada no campo curricular na última década, focalizando os processos de significação hegemonizados para a interfaceconhecimento escolar e emancipação. Por fim, a análise procura reativar outros sentidos possíveis da articulação em foco, abrindo pistas de investigação para continuarmos pensando politicamente o campo curricular, em meio às disputas na fronteira definidora de conhecimento escolar.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BIESTA, Gert. Toward a new “Logic” of emancipation: Foucault and Rancière. In: GLASS, R. (Ed.). Philosophy of Education 2008. Urbana-Champaign, IL: University of Urbana-Champaign, Philosophy of Education Society, 2009. p. 169-177.

BURITY, Joanildo. Teoria do discurso e educação: reconstruindo vínculo entre cultura e política. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 11, n. 22, p. 7-29, 2010. Disponível em: <http://www.periodicos.proped.pro.br/index.php/revistateias/article/view/640/579>. Acesso em: 10 out. 2015.

FELÍCIO, Helena Maria dos Santos. Currículo e emancipação: redimensionamento de uma escola instituída em um contexto advindo do processo de desfavelização, Currículo sem Fronteiras, v. 10, n. 2, p. 244-258, jul./dez. 2010.

FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2002.

GABRIEL, Carmen Teresa. Conhecimento científico e currículo: anotações sobre uma articulação impossível e necessária. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 14, n. 33, p. 44-57, 2013.

GABRIEL, Carmen Teresa; CASTRO, Marcela Moraes. Conhecimento escolar: objeto incontornável da agenda política educacional contemporânea. Educação em Questão, v. 45, n. 31, jan./abr. 2013.

HENNING, Paula Corrêa. Profanando a ciência: relativizando seus saberes, questionando suas verdades. Currículo sem Fronteiras, v. 7, n. 2, p. 158-184, jul./dez. 2007

HOWARTH, David. Discourse. Buckinghtam/Philadelphia: Opens University Press, 2000.

LACLAU, Ernest. Nuevas reflexiones sobre la revolution de nuestro tempo. Buenos Aires: Nueva Visión, 1990.

LACLAU, Ernest. Emancipação e diferença. Rio de Janeiro: EdUERJ 2011.

LACLAU, Ernesto. La razón populista. Buenos Aires: Fondo de Cultura Econômica, 2005.

LACLAU, Ernest; MOUFFE, Chantal. Hegemonía y estratégia socialista. Hacia una radicalización de la democracia. Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica de Argentina, 2004.

LEITE, Miriam Soares. Adolescência e juventude no ensino fundamental: signifixações no contexto da prática curricular. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 11, n. 22, p. 55-74, maio/ago. 2010.

LOPES, Eduardo Simoni. O sonho emancipatório e a educação. Educação, Santa Maria, v. 35, n. 1, p. 125-138, jan./out. 2010. Disponível em: <http://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/reveducacao/article/view/1370/794>. Acesso em: 27 out. 2015.

MACEDO, Elizabeth. Currículo: política, cultura e poder. Currículo Sem Fronteiras, v. 6, n. 2, p. 98-113, 2006.

MARCHART, Olivier. El pensamiento político posfundacional: la diferencia política en Nancy, Lefort, Badiou y Laclau. Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica, 2009.

MOREIRA, Antonio Flavio Barbosa. A qualidade e o currículo na escola básica brasileira. In: PARAÍSO, M. A. (Org.). Pesquisador em currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. v. 1, p. 217-236.

MOUFFE, Chantal. Agonística. Pensar el mundo politicamente. Buenos Aires: Fondo de Cultura Economica de Argentina, 2014.

RANCIÈRE, Jacques. Emancipation et education. N’autre école, 2010. Entretien realisé para Grégory Chaubert. Disponível em: <http://www.cnt-f.org/nautreecole/?Emancipation-et-education>. Acesso em: 18 out. 2015.

RETAMOZO, Martin Benitez. Lo político y la politica: los sujetos políticos, conformacíon y disputa por el orden social. Revista Mexicana de Ciencias Políticas y Sociales, México, v. 51, n. 206, p. 69-91, 2009.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Conhecimento prudente para uma vida decente. São Paulo: Cortez, 2004.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Epistemologias do sul. São Paulo: Cortez, 2010.

SARLO, Beatriz. Cenas da vida pós-moderna. Tradução de Sergio Alcides. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 1997.

VEIGA-NETO, Alfredo. É preciso ir aos porões. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 17, n. 50, p. 267-282, maio/ago. 2012.

YOUNG, Michael. Para que servem as escolas? Educação e Sociedade, Campinas, v. 28, n. 101, p. 1287-1302, set./dez. 2007. Disponível em: <http://www.cedes.unicamp.br>. Acesso em: 18 out. 2015.

YOUNG, Michael. O futuro da educação em uma sociedade do conhecimento: a defesa radical de um currículo disciplinar. Cadernos da Educação, Pelotas, n. 38, p. 395-416, jan./abr. 2011.

Downloads

Publicado

07-04-2016

Como Citar

Gabriel, C. T. (2016). Conhecimento escolar e emancipação: uma leitura pós-fundacional. Cadernos De Pesquisa, 46(159), 104–130. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/3551

Edição

Seção

Tema em Destaque - Estudos sobre o conhecimento escolar: tendências e perspectivas