O realismo nominal como obstáculo na aprendizagem da leitura
Palavras-chave:
Dificuldade na leitura, AprendizagemResumo
O trabalho de Piaget sobre o realismo nominal é proposto aqui como a base cognitiva para a aquisição da leitura envolvendo um sistema de escrita alfabético. Estes sistemas de escrita são constituídos de representações gráficas arbitrárias de significantes verbais. A criança deve ser capaz de focalizar o que está sendo graficamente representado -o significante verbal - para poder entender uma escrita alfabética. Foi levantada a hipótese de que as crianças que confundem o significante com o significado devem apresentar dificuldades na aquisição da leitura. Três níveis do realismo nominal lógico foram identificados num estudo anterior. O nível 1A, em que a criança confunde totalmente significante e significado; o nível 1B, em que ocorre uma transição e o nível 2, em que a criança é capaz de focalizar o significante como tal, independente do significado. Foi encontrada uma associação entre a superação do nível 1A do realismo nominal lógico e o progresso em leitura. As crianças deste nível tiraram pouco proveito da instrução em leitura, progredindo lentamente na escola e demonstrando desempenho muito fraco em leitura e análise fonêmica.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).