O realismo nominal como obstáculo na aprendizagem da leitura

Autores/as

  • Terezinha Nunes Carraher
  • Lúcia Lins Browne Rego

Palabras clave:

Dificuldade na leitura, Aprendizagem

Resumen

O trabalho de Piaget sobre o realismo nominal é proposto aqui como a base cognitiva para a aquisição da leitura envolvendo um sistema de escrita alfabético. Estes sistemas de escrita são constituídos de representações gráficas arbitrárias de significantes verbais. A criança deve ser capaz de focalizar o que está sendo graficamente representado -o significante verbal - para poder entender uma escrita alfabética. Foi levantada a hipótese de que as crianças que confundem o significante com o significado devem apresentar dificuldades na aquisição da leitura. Três níveis do realismo nominal lógico foram identificados num estudo anterior. O nível 1A, em que a criança confunde totalmente significante e significado; o nível 1B, em que ocorre uma transição e o nível 2, em que a criança é capaz de focalizar o significante como tal, independente do significado. Foi encontrada uma associação entre a superação do nível 1A do realismo nominal lógico e o progresso em leitura. As crianças deste nível tiraram pouco proveito da instrução em leitura, progredindo lentamente na escola e demonstrando desempenho muito fraco em leitura e análise fonêmica.

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Biografía del autor/a

Terezinha Nunes Carraher

Lúcia Lins Browne Rego

Publicado

1981-11-30

Cómo citar

Carraher, T. N., & Rego, L. L. B. (1981). O realismo nominal como obstáculo na aprendizagem da leitura. Cadernos De Pesquisa, (39), 3–10. Recuperado a partir de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1614

Número

Sección

Artículos