Facteurs associés à l’abandon des études supérieures: Étude longitudinale

Auteurs-es

  • Rosileia Lucia Nierotka Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Chapecó (SC), Brasil https://orcid.org/0000-0001-7999-915X
  • Andre Salata Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre (RS), Brasil https://orcid.org/0000-0002-7236-4917
  • Melina Klitzke Martins Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro (RJ), Brasil

Mots-clés :

Enseignement Supérieur, Décrochage Scolaire, Conditions Socioéconomiques, Performances Académiques

Résumé

Cet article étudie les facteurs associés à l’abandon des études supérieures à partir de l’expérience de l’Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Il s’agit d’une étude quantitative dont les données concernent une cohorte de 1.391 étudiants entrés à l’université en 2013. L’étude statistique est basée sur une analyse de la survie. Les principaux résultats indiquent que: l’abandon des cours est plus prononcé durant la première année universitaire; de meilleures notes obtenues avant et à l’université, le soutien social et l’inscription dans un cursus universitaire correspondant au premier choix de l’étudiant réduisent les risques de décrochage; les hommes et les noirs abandonnent plus fréquemment leurs études. Plus généralement, les données suggèrent que, même dans une université fédérale moins sélective telle l’UFFS, le niveau socio-économique des étudiants n’est pas un facteur prédictif important du décrochage.

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Bibliographies de l'auteur-e

Rosileia Lucia Nierotka, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Chapecó (SC), Brasil

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Mestra em Educação pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Graduada em Serviço Social pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó, com Especialização em Gestão Social de Políticas Públicas e formação para o Magistério Superior. Graduanda em Pedagogia (EaD) na Unochapecó. Assistente Social na UFFS. Pesquisadora no Laboratório de Avaliação da Educação (LAEd/ PUC-Rio). Tem interesse pelos seguintes temas: ensino Superior; desigualdades educacionais; ações afirmativas; evasão escolar; e acesso e permanência no ensino superior.

 

Andre Salata, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre (RS), Brasil

Professor de Sociologia do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Economia da PUCRS, bolsista de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e coordenador adjunto da área de Sociologia da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) no período 2015-2018. É criador e coordenador do PUCRS-Data Social, coeditor da Civitas-Revista de Ciências Sociais e vice-líder do PATHS - Núcleo de Pesquisa em Estratificação e Trajetórias Sociais, certificado pelo CNPq. Como pesquisador, atua na área de Estratificação e Desigualdades Sociais, com uso de técnicas quantitativas.

Melina Klitzke Martins, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro (RJ), Brasil

Pesquisadora do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (LEPES) e do Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre Desigualdades (NIED) da UFRJ. Tem experiência na área de Sociologia da Educação, com ênfase em Desigualdades de Oportunidades e Resultados Educacionais, com interesse especial pelos seguintes temas: educação superior, evasão escolar e metodologia quantitativa.

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Publié-e

2023-08-23

Comment citer

Nierotka, R. L., Salata, A., & Klitzke Martins, M. (2023). Facteurs associés à l’abandon des études supérieures: Étude longitudinale. Cadernos De Pesquisa, 53, e09961. Consulté à l’adresse https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/9961

Numéro

Rubrique

Enseignement Supérieur, Professions, Travail