Factores asociados a la deserción en la educación superior: Un estudio longitudinal

Autores/as

  • Rosileia Lucia Nierotka Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Chapecó (SC), Brasil https://orcid.org/0000-0001-7999-915X
  • Andre Salata Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre (RS), Brasil https://orcid.org/0000-0002-7236-4917
  • Melina Klitzke Martins Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro (RJ), Brasil

Palabras clave:

Educación Superior, Abandono del Curso, Condiciones Socioeconómicas, Rendimiento Académico

Resumen

Este artículo investiga los factores asociados a la deserción en la enseñanza superior a partir de la experiencia de la Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). El estudio es cuantitativo, realizado por medio de los datos de una cohorte de 1.391 estudiantes de primer año en 2013. La investigación estadística es conducida a partir del análisis de supervivencia. Los principales resultados señalan que: la deserción del curso se presenta de manera más marcada en el primer año; calificaciones más altas antes y durante el curso, apoyo social y el ingreso en la primera opción de curso reducen las posibilidades de deserción; y los hombres y los negros abandonan más frecuentemente. De modo más amplio, las evidencias sugieren que, incluso en una universidad federal menos selectiva como la UFFS, el nivel socioeconómico de los alumnos no es un fuerte predictor de abandono de estudios.

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Biografía del autor/a

Rosileia Lucia Nierotka, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Chapecó (SC), Brasil

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Mestra em Educação pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Graduada em Serviço Social pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó, com Especialização em Gestão Social de Políticas Públicas e formação para o Magistério Superior. Graduanda em Pedagogia (EaD) na Unochapecó. Assistente Social na UFFS. Pesquisadora no Laboratório de Avaliação da Educação (LAEd/ PUC-Rio). Tem interesse pelos seguintes temas: ensino Superior; desigualdades educacionais; ações afirmativas; evasão escolar; e acesso e permanência no ensino superior.

 

Andre Salata, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre (RS), Brasil

Professor de Sociologia do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Economia da PUCRS, bolsista de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e coordenador adjunto da área de Sociologia da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) no período 2015-2018. É criador e coordenador do PUCRS-Data Social, coeditor da Civitas-Revista de Ciências Sociais e vice-líder do PATHS - Núcleo de Pesquisa em Estratificação e Trajetórias Sociais, certificado pelo CNPq. Como pesquisador, atua na área de Estratificação e Desigualdades Sociais, com uso de técnicas quantitativas.

Melina Klitzke Martins, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro (RJ), Brasil

Pesquisadora do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (LEPES) e do Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre Desigualdades (NIED) da UFRJ. Tem experiência na área de Sociologia da Educação, com ênfase em Desigualdades de Oportunidades e Resultados Educacionais, com interesse especial pelos seguintes temas: educação superior, evasão escolar e metodologia quantitativa.

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Publicado

2023-08-23

Cómo citar

Nierotka, R. L., Salata, A., & Klitzke Martins, M. (2023). Factores asociados a la deserción en la educación superior: Un estudio longitudinal. Cadernos De Pesquisa, 53, e09961. Recuperado a partir de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/9961

Número

Sección

Educación Superior, Profesiones, Trabajo