Absentéisme des enseignants: Défis aux politiques publiques de l’éducation

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Mots-clés :

Politiques de l’Éducation, Gestion de L’éducation, Absentéisme, Conditions du Travail Enseignant

Résumé

L’article décrit le phénomène de l’absentéisme chez les fonctionnaires municipaux de la ville de São Paulo (Brésil) et cherche à comprendre comment les professionnels de l’éducation envisagent le manque au travail des enseignants et comment s’organisent-t-ils pour faire face à ce problème à l’école. À partir d’une revue bibliographique, on a entrepris l’analyse statistique descriptive des variables liées aux absences des employés et au profil des professionnels du cadre enseignant, aussi bien que l’analyse des résultats obtenus après des interviews auprès de vingt unités scolaires. L’étude propose que l’on apporte des améliorations aux conditions de travail des enseignants, surtout en ce qui concerne la réduction de la quantité excessive d’élèves par salle de classe; l’augmentation des salaires afin de prevenir l’accumulation de postes de travail; et l’investissement dans la filière enseignante, pour qu’elle devienne plus attrayante.

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Bibliographies de l'auteur-e

Fabiana Silva Fernandes, Fundação Carlos Chagas (FCC), São Paulo, São Paulo, Brasil

Doutora em Educação Escolar pela Unesp e pesquisadora da Fundação  Carlos Chagas. Atua nas áreas de Política Educacional, Gestão Educacional e Políticas de Educação Infantil.

Claudia Davis, Fundação Carlos Chagas (FCC), São Paulo (SP), Brasil

Doutora em Psicologia do Escolar e do Desenvolvimento Humano, pesquisadora sênior da Fundação Carlos Chagas (FCC) e professora titular do programa de pós-graduação em Psicologia Educacional, da PUC-SP. Sua atuação tem incidido nos seguintes temas: ensino-aprendizagem, avaliação educacional, formação de professor (inicial e continuada), trabalho/atividade docente, desenvolvimento e aprendizagem, psicologia do desenvolvimento humano, autorregulação da conduta, metacognicão e competências e habilidades do século XXI.

Cláudia Oliveira Pimenta

Doutora em Educação, pesquisadora da Fundação Carlos Chagas (FCC), professora da rede estadual de São Paulo e membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Avaliação Educacional (GEPAVE), da FEUSP.  Atua, principalmente, nos seguintes temas: avaliação educacional, política educacional, gestão educacional e educação infantil.

Adriano Moro, Fundação Carlos Chagas (FCC), São Paulo (SP), Brasil

Doutor em Educação com Doutorado Sanduíche pela Harvard University: Graduate Shool of Education, pesquisador do Departamento de Pesquisas Educacionais da Fundação Carlos Chagas (DPE/FCC). Participa do Grupo de Pesquisa em Avaliação Educacional. 

Vandré Gomes da Silva, São Paulo (SP), Brasil

Possui doutorado em Educação (2008), mestrado (2001) e graduação em Pedagogia (1996) pela Universidade de São Paulo. Atualmente é pesquisador da Fundação Carlos Chagas onde integra o comitê editorial do periódico Estudos em Avaliação Educacional. No campo educacional já atuou em Programas de Pós-graduação em educação, na docência no ensino fundamental e médio, direção e supervisão escolar e formação de professores e gestores escolares. Tem como foco os seguintes temas: política e avaliação Educacional, gestão escolar, implementação de políticas, formação de professores e análise conceitual do discurso educacional.

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Publié-e

2023-09-22

Comment citer

Fernandes, F. S., Davis, C., Oliveira Pimenta, C., Moro, A., & Gomes da Silva, V. (2023). Absentéisme des enseignants: Défis aux politiques publiques de l’éducation. Cadernos De Pesquisa, 53, e09880. Consulté à l’adresse https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/9880

Numéro

Rubrique

Politiques Publiques, Évaluation et Gestion