Absentismo docente: Desafíos para las políticas públicas educativas

Autores/as

Palabras clave:

Política Educativa, Gestión Educativa, Absentismo, Condiciones del Trabajo Docente

Resumen

El artículo describe el fenómeno del absentismo entre los servidores municipales de la ciudad de São Paulo y busca comprender cómo los profesionales de la educación entienden la escasez de docentes y se organizan para enfrentar este problema en la escuela. A partir de una revisión bibliográfica, se realizó un análisis estadístico descriptivo de variables relacionadas con la ausencia de los servidores y el perfil de los profesionales pertenecientes al cuerpo docente, así como el análisis de los resultados recogidos a través de entrevistas en veinte unidades escolares. El estudio recomienda que sean delimitadas mejorías de las condiciones de trabajo de los profesores, buscando, en especial, reducir el número excesivo de alumnos por sala de clase, aumentar los niveles salariales con la finalidad de evitar la acumulación de puestos, e invertir en la carrera docente, haciéndola más atractiva.

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Biografía del autor/a

Fabiana Silva Fernandes, Fundação Carlos Chagas (FCC), São Paulo, São Paulo, Brasil

Doutora em Educação Escolar pela Unesp e pesquisadora da Fundação  Carlos Chagas. Atua nas áreas de Política Educacional, Gestão Educacional e Políticas de Educação Infantil.

Claudia Davis, Fundação Carlos Chagas (FCC), São Paulo (SP), Brasil

Doutora em Psicologia do Escolar e do Desenvolvimento Humano, pesquisadora sênior da Fundação Carlos Chagas (FCC) e professora titular do programa de pós-graduação em Psicologia Educacional, da PUC-SP. Sua atuação tem incidido nos seguintes temas: ensino-aprendizagem, avaliação educacional, formação de professor (inicial e continuada), trabalho/atividade docente, desenvolvimento e aprendizagem, psicologia do desenvolvimento humano, autorregulação da conduta, metacognicão e competências e habilidades do século XXI.

Cláudia Oliveira Pimenta

Doutora em Educação, pesquisadora da Fundação Carlos Chagas (FCC), professora da rede estadual de São Paulo e membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Avaliação Educacional (GEPAVE), da FEUSP.  Atua, principalmente, nos seguintes temas: avaliação educacional, política educacional, gestão educacional e educação infantil.

Adriano Moro, Fundação Carlos Chagas (FCC), São Paulo (SP), Brasil

Doutor em Educação com Doutorado Sanduíche pela Harvard University: Graduate Shool of Education, pesquisador do Departamento de Pesquisas Educacionais da Fundação Carlos Chagas (DPE/FCC). Participa do Grupo de Pesquisa em Avaliação Educacional. 

Vandré Gomes da Silva, São Paulo (SP), Brasil

Possui doutorado em Educação (2008), mestrado (2001) e graduação em Pedagogia (1996) pela Universidade de São Paulo. Atualmente é pesquisador da Fundação Carlos Chagas onde integra o comitê editorial do periódico Estudos em Avaliação Educacional. No campo educacional já atuou em Programas de Pós-graduação em educação, na docência no ensino fundamental e médio, direção e supervisão escolar e formação de professores e gestores escolares. Tem como foco os seguintes temas: política e avaliação Educacional, gestão escolar, implementação de políticas, formação de professores e análise conceitual do discurso educacional.

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Publicado

2023-09-22

Cómo citar

Fernandes, F. S., Davis, C., Oliveira Pimenta, C., Moro, A., & Gomes da Silva, V. (2023). Absentismo docente: Desafíos para las políticas públicas educativas. Cadernos De Pesquisa, 53, e09880. Recuperado a partir de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/9880

Número

Sección

Políticas Públicas, Evaluación y Gestión