L’école à la maison, l’enseignement des controverses et le nouveau conservatisme brésilien

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Mots-clés :

École à La Maison, Éducation Démocratique , Éducation Conservatrice

Résumé

Apprendre des sujets controversés est une partie importante de l’éducation démocratique, et l’école est un lieu privilégié pour discuter de ces questions – vu qu’elle permet la rencontre avec la différence. En 2019, le gouvernement brésilien a mis la réglementation du homeschooling à l’ordre du jour. Le but de cet article est de discuter la viabilité de l’enseignement des controverses à l’école à la maison. Pour ce faire une recherche bibliographique à propos de l’enseignement des sujets controversés et l’école à la maison, ainsi qu’une analyse des textes légaux et des associations qui sont favorables au homeschooling est menée. Il résulte que l’enseignement des controverses est un devoir de l’éducation brésilienne et qu’il n’est pas compatible avec le homeschooling. En conclusion l’école à la maison représente une atteinte à l’éducation démocratique et à la démocratie.

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Bibliographies de l'auteur-e

Helce Amanda Moreira, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Rio de Janeiro (RJ), Brasil

Mestranda em Educação na linha Diferenças Culturais, Espaços de Formação e Processos Educativos do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio); Integrante do Grupo de Estudos em Diversidade, Educação e Controvérsias (Diversias). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2018) e Pós-graduação em Gestão Escolar pela Faculdade de Educação São Luís. Atualmente atua como docente na rede municipal de Vassouras - RJ. Pesquisa sobre o avanço do neoconservadorismo e do neoliberalismo na educação brasileira. Tem experiência na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I.

Fernanda Moura, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Rio de Janeiro (RJ), Brasil

Possui mestrado em Ensino de História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2016), especialização em Gênero e Sexualidade pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2014) e graduação em História também pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2008). Atualmente é doutoranda em Educação pela PUC-Rio e integra o Grupo de Estudos em Diversidade, Educação e Controvérsias (Diversias). Tem experiência na área de História com ênfase em Ensino de História. Pesquisa identidade e diferença, currículo, gênero e sexualidade, laicidade, conservadorismo e fundamentalismo religioso. Integra o Observatório da Laicidade na Educação e o coletivo Professores Contra o Escola Sem Partido.

Pedro Teixeira, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Rio de Janeiro (RJ), Brasil

Professor adjunto do Departamento de Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Coordenador do Diversias - Grupo de Estudos em Diversidade, Educação e Controvérsias (PUC-Rio/CNPq). Jovem Cientista do Nosso Estado (FAPERJ). Vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/PUC-Rio, 2022-2024). Doutor em Ciências Humanas (Educação) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), tendo realizado período sanduíche no Institute of Education da University College London (UCL IOE, Reino Unido) sob a supervisão do professor Ralph Levinson. É mestre em Educação (2012) pela PUC-Rio e licenciado em Ciências Biológicas (2009) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Desenvolve pesquisas em Educação e Ensino de Ciências, com foco em ensino de temas controversos, religião, conservadorismo, diferenças e interculturalidade em contextos escolares. Foi professor de Biologia e Ciências no Ensino Fundamental e Ensino Médio do Colégio de Aplicação da UFRJ e da rede particular. Possui experiência em cursos de formação continuada e de extensão nas áreas de Ensino de Ciências, Biologia e Educação em Direitos Humanos.

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Publié-e

2022-10-31

Comment citer

Moreira, H. A., Moura, F., & Teixeira, P. (2022). L’école à la maison, l’enseignement des controverses et le nouveau conservatisme brésilien. Cadernos De Pesquisa, 52, e09693. Consulté à l’adresse https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/9693

Numéro

Rubrique

Politiques Publiques, Évaluation et Gestion