O debate atual sobre os paradigmas de pesquisa em educação

Auteurs-es

  • Alda Judith Alves-Mazzotti UFRJ

Mots-clés :

Paradigmas Metodológicos, Pós-Positivismo, Teoria, Crítica, Construtivismo

Résumé

O artigo focaliza o debate sobre os paradigmas utilizados na pesquisa em educação, apontando alguns dos equívocos que caracterizam tal debate na década passada e indicando as tendências observadas nos trabalhos mais recentes dedicados à questão metodológica. Os três paradigmas considerados como sucessores do positivismo - pós-positivista teórico-crítico e construtivista - são brevemente discutidos, analisando-se seus pressupostos ontológicos e epistemológicos e seus aspectos metodológicos básicos, bem como as diferentes posições sobre as possibilidades de acomodação entre paradigmas.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Alda Judith Alves-Mazzotti, UFRJ

Téléchargements

Publié-e

1996-02-29

Comment citer

Alves-Mazzotti, A. J. (1996). O debate atual sobre os paradigmas de pesquisa em educação. Cadernos De Pesquisa, (96), 15–23. Consulté à l’adresse https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/810

Numéro

Rubrique

Articles