O debate atual sobre os paradigmas de pesquisa em educação

Autores/as

  • Alda Judith Alves-Mazzotti UFRJ

Palabras clave:

Paradigmas Metodológicos, Pós-Positivismo, Teoria, Crítica, Construtivismo

Resumen

O artigo focaliza o debate sobre os paradigmas utilizados na pesquisa em educação, apontando alguns dos equívocos que caracterizam tal debate na década passada e indicando as tendências observadas nos trabalhos mais recentes dedicados à questão metodológica. Os três paradigmas considerados como sucessores do positivismo - pós-positivista teórico-crítico e construtivista - são brevemente discutidos, analisando-se seus pressupostos ontológicos e epistemológicos e seus aspectos metodológicos básicos, bem como as diferentes posições sobre as possibilidades de acomodação entre paradigmas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Alda Judith Alves-Mazzotti, UFRJ

Publicado

1996-02-29

Cómo citar

Alves-Mazzotti, A. J. (1996). O debate atual sobre os paradigmas de pesquisa em educação. Cadernos De Pesquisa, (96), 15–23. Recuperado a partir de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/810

Número

Sección

Artículos