Presse pédagogique: approximations et distances
Téléchargements
Références
ARAÚJO, S. M. da S. Intenções e alcance da Revista de Educação e Ensino no Norte do Brasil (1891-1895). In: NERY, A. C. B.; GONDRA, J. (org.). Imprensa pedagógica na Ibero-América: local, nacional e transnacional. São Paulo: Alameda, 2018.
BATISTA, P. Educación y cultura: la escuela nueva en la rearticulación de la enseñanza secundaria en Uruguay (1939-1947). In: NERY, A. C. B.; GONDRA, J. (org.). Imprensa pedagógica na Ibero-América: local, nacional e transnacional. São Paulo: Alameda, 2018.
BICCAS, M. O impresso como estratégia de formação: Revista de Ensino de Minas Gerais (1925-1940). Belo Horizonte: Argumentum, 2008.
CARVALHO, M. C. Molde nacional e fôrma cívica: higiene, moral e trabalho no projeto da Associação Brasileira de Educação (1924-1931). Bragança Paulista: Edusf, 1998.
CARVALHO, M. M. C. Pedagogia moderna, Pedagogia da Escola Nova e modelo escolar paulista. In: CARVALHO, M. M. C.; PINTASSILGO, J. (org.). Modelos culturais, saberes pedagógicos, instituições educacionais. São Paulo: Edusp, 2011. p. 185-241.
CARVALHO, M. M. C. Da pedagogia como arte de ensinar à pedagogia científica: a Revista de Ensino e a difusão de modelos pedagógicos estrangeiros (1902-1918). In: NERY, A. C. B.; GONDRA, J. (org.). Imprensa pedagógica na Ibero-América: local, nacional e transnacional. São Paulo: Alameda, 2018.
CATANI, D. B. Educadores à meia-luz: um estudo sobre a Revista de Ensino da Associação Beneficente do Professorado Público de São Paulo. Bragança Paulista, SP: Edusf, 2003.
CHARTIER, R. História cultural entre práticas e representações. Rio de Janeiro: Berltrand, 1990.
CERTEAU, M. A invenção do cotidiano: artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 2008.
GARCIA, I.; SILY, P. R. M. Contra “o fanatismo e a meia ciência”: a instrução pública em debate na Revista da Liga do Ensino (1884). In: NERY, A. C. B.; GONDRA, J. (org.). Imprensa pedagógica na Ibero-América: local, nacional e transnacional. São Paulo: Alameda, 2018.
GONDRA, J. G. Revistas pedagógicas e governo dos professores no Brasil e nos Estados Unidos da América (1855-1881). In: NERY, A. C. B.; GONDRA, J. (org.). Imprensa pedagógica na Ibero-América: local, nacional e transnacional. São Paulo: Alameda, 2018.
HAI, A. A.; PROCHNER, L. Aproximando-se da ‘caixa preta da escolarização’: uma análise da Revista do Jardim de Infância (1896-1897). In: NERY, A. C. B.; GONDRA, J. (org.). Imprensa pedagógica na Ibero-América: local, nacional e transnacional. São Paulo: Alameda, 2018.
LAÍNEZ, A. E. G. Sangue, cruz e letras: representação do professor hondurenho na revista La Instrução Primaria (1895-1899). In: NERY, A. C. B.; GONDRA, J. (org.). Imprensa pedagógica na Ibero-América: local, nacional e transnacional. São Paulo: Alameda, 2018.
LEONARDI, P.; NASCIMENTO, F. A. do. A boa educação e a boa instrução na verdadeira imprensa: a Revista do Ensino e O Apóstolo (1880-1889). In: NERY, A. C. B.; GONDRA, J. (org.). Imprensa pedagógica na Ibero-América: local, nacional e transnacional. São Paulo: Alameda, 2018.
LUCA, T. R. de. Estudantes, intelectuais, imprensa e poder: o caso da Revista Acadêmica (1933 -1948). In: NERY, A. C. B.; GONDRA, J. (org.). Imprensa pedagógica na Ibero-América: local, nacional e transnacional. São Paulo: Alameda, 2018.
MARQUES, J. de S.; RIZZINI, I. Entre abalizados e competentes: educação e pediatria unidas pela infância (1913-1915). In: NERY, A. C. B.; GONDRA, J. (org.). Imprensa pedagógica na Ibero-América: local, nacional e transnacional. São Paulo: Alameda, 2018.
NERY, A. C. B. Do projeto editorial à Reforma Educacional: revistas de e para professores (São Paulo, 1916-1923). In: NERY, A. C. B.; GONDRA, J. (org.). Imprensa pedagógica na Ibero-América: local, nacional e transnacional. São Paulo: Alameda, 2018.
NERY, A. C. B.; GONDRA, J. (org.). Imprensa pedagógica na Ibero-América: local, nacional e transnacional. São Paulo: Alameda, 2018.
NÓVOA, A. A imprensa de educação e ensino: repertório analítico (séculos XIX e XX). Lisboa: Instituto de Inovação Educacional, 1993. (Coleção Memórias da Educação).
OSINSKI, D. R. B. Um impresso pedagógico a serviço da educação pela arte: o jornal Arte & Educação (1970-1978). In: NERY, A. C. B.; GONDRA, J. (org.). Imprensa pedagógica na Ibero-América: local, nacional e transnacional. São Paulo: Alameda, 2018.
PASCHE, A. de M. L.; TEIXEIRA, G. B.; SOUZA, M. Z. M. de. Aspectos da escolarização nas páginas de O Ensino Particular (1883). In: NERY, A. C. B.; GONDRA, J. (org.). Imprensa pedagógica na Ibero-América: local, nacional e transnacional. São Paulo: Alameda, 2018.
PINTASSILGO, J. Profissão, formação e pedagogia no jornal O Educador. In: NERY, A. C. B.; GONDRA, J. (org.). Imprensa pedagógica na Ibero-América: local, nacional e transnacional. São Paulo: Alameda, 2018.
SENA, F. A escrita de professores na Revista do Ensino da Paraíba (1932-1942) como um projeto de nação. In: NERY, A. C. B.; GONDRA, J. (org.). Imprensa pedagógica na Ibero-América: local, nacional e transnacional. São Paulo: Alameda, 2018.
SILVA, M. C. da; SANTOS, L. P. B. dos. “Força pedagógica que despertará o Brasil, gigante que dorme”: Revista Nacional (1921-1923). In: NERY, A. C. B.; GONDRA, J. (org.). Imprensa pedagógica na Ibero-América: local, nacional e transnacional. São Paulo: Alameda, 2018.
SOUTHWELL, M. La revista Anales de la Educación Común (Buenos Aires, 1920-1940): formación estética y sensible en el trabajo docente. In: NERY, A. C. B.; GONDRA, J. (org.). Imprensa pedagógica na Ibero-América: local, nacional e transnacional. São Paulo: Alameda, 2018.
TOLEDO, M. R. de A. Fast news: a educação como acontecimento na revista Escola (1971-1973). In: NERY, A. C. B.; GONDRA, J. (org.). Imprensa pedagógica na Ibero-América: local, nacional e transnacional. São Paulo: Alameda, 2018.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Cadernos de Pesquisa 2019
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).