Currículo e conhecimento: aproximações entre educação e ensino

Auteurs-es

  • Elisabeth Macedo

Mots-clés :

Currículo, Políticas de Currículo, Conhecimento, Diferença

Résumé

Minha intenção, neste artigo, é desconstruir os vínculos entre currículo e ensino, o que considero crucial para que a diferença possa emergir no currículo. Analisando a teoria curricular de matriz técnica e crítica e a política curricular recente em torno da definição de Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica, argumento que a centralidade no conhecimento tende a reduzir a educação ao ensino. Defendo que a responsabilidade da teoria e das políticas curriculares é bloquear a hipertrofia da ideia de conhecimento como núcleo central do currículo. Isso implica redefinir o currículo como instituinte de sentidos, como enunciação da cultura, como espaço indecidível em que os sujeitos se tornam sujeitos por meio de atos de criação.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Elisabeth Macedo

Téléchargements

Publié-e

2013-04-19

Comment citer

Macedo, E. (2013). Currículo e conhecimento: aproximações entre educação e ensino. Cadernos De Pesquisa, 42(147), 716–737. Consulté à l’adresse https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/4

Numéro

Rubrique

Tema em Destaque