Currículo e conhecimento: aproximações entre educação e ensino

Authors

  • Elisabeth Macedo

Keywords:

Currículo, Políticas de Currículo, Conhecimento, Diferença

Abstract

Minha intenção, neste artigo, é desconstruir os vínculos entre currículo e ensino, o que considero crucial para que a diferença possa emergir no currículo. Analisando a teoria curricular de matriz técnica e crítica e a política curricular recente em torno da definição de Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica, argumento que a centralidade no conhecimento tende a reduzir a educação ao ensino. Defendo que a responsabilidade da teoria e das políticas curriculares é bloquear a hipertrofia da ideia de conhecimento como núcleo central do currículo. Isso implica redefinir o currículo como instituinte de sentidos, como enunciação da cultura, como espaço indecidível em que os sujeitos se tornam sujeitos por meio de atos de criação.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Elisabeth Macedo

Published

2013-04-19

How to Cite

Macedo, E. (2013). Currículo e conhecimento: aproximações entre educação e ensino. Cadernos De Pesquisa, 42(147), 716–737. Retrieved from https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/4

Issue

Section

Issues in Focus