Currículo e conhecimento: aproximações entre educação e ensino

Autores/as

  • Elisabeth Macedo

Palabras clave:

Currículo, Políticas de Currículo, Conhecimento, Diferença

Resumen

Minha intenção, neste artigo, é desconstruir os vínculos entre currículo e ensino, o que considero crucial para que a diferença possa emergir no currículo. Analisando a teoria curricular de matriz técnica e crítica e a política curricular recente em torno da definição de Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica, argumento que a centralidade no conhecimento tende a reduzir a educação ao ensino. Defendo que a responsabilidade da teoria e das políticas curriculares é bloquear a hipertrofia da ideia de conhecimento como núcleo central do currículo. Isso implica redefinir o currículo como instituinte de sentidos, como enunciação da cultura, como espaço indecidível em que os sujeitos se tornam sujeitos por meio de atos de criação.

Descargas

Biografía del autor/a

Elisabeth Macedo

Publicado

2013-04-19

Cómo citar

Macedo, E. (2013). Currículo e conhecimento: aproximações entre educação e ensino. Cadernos De Pesquisa, 42(147), 716–737. Recuperado a partir de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/4

Número

Sección

Tema em Destaque