Currículo e conhecimento: aproximações entre educação e ensino

Autores/as

  • Elisabeth Macedo

Palabras clave:

Currículo, Políticas de Currículo, Conhecimento, Diferença

Resumen

Minha intenção, neste artigo, é desconstruir os vínculos entre currículo e ensino, o que considero crucial para que a diferença possa emergir no currículo. Analisando a teoria curricular de matriz técnica e crítica e a política curricular recente em torno da definição de Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica, argumento que a centralidade no conhecimento tende a reduzir a educação ao ensino. Defendo que a responsabilidade da teoria e das políticas curriculares é bloquear a hipertrofia da ideia de conhecimento como núcleo central do currículo. Isso implica redefinir o currículo como instituinte de sentidos, como enunciação da cultura, como espaço indecidível em que os sujeitos se tornam sujeitos por meio de atos de criação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Elisabeth Macedo

Publicado

2013-04-19

Cómo citar

Macedo, E. (2013). Currículo e conhecimento: aproximações entre educação e ensino. Cadernos De Pesquisa, 42(147), 716–737. Recuperado a partir de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/4

Número

Sección

Tema em Destaque