Ensino superior de curta duração: a experiência norte-americana dos community colleges

Auteurs-es

  • Reginaldo C. Moraes Departamento de Ciência Política da Universidade Estadual de Campinas – Unicamp –; pesquisador do CNPq e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Estudos sobre os Estados Unidos – INCT-INEU

Mots-clés :

Community college, Ensino superior, Sistema educacional, Estados Unidos

Résumé

O artigo descreve inicialmente o lugar do community college no sistema de ensino superior norte-americano. Narra sua origem, crescimento, as fontes de renda, articulação com as demais instituições de ensino superior. Em seguida, registra alguns dos problemas do sistema – ao lado da ampliação do acesso, as análises têm apontado a fragilidade do sucesso, isto é, da performance dos estudantes, bem como da equidade, isto é, da forte estratificação e hierarquização do sistema educativo americano. Assim, argumenta-se que os dilemas e problemas não são estritamente localizados no sistema escolar, mas em uma formação social em que a desigualdade é particularmente aguda.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Reginaldo C. Moraes, Departamento de Ciência Política da Universidade Estadual de Campinas – Unicamp –; pesquisador do CNPq e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Estudos sobre os Estados Unidos – INCT-INEU

Professor do Departamento de Ciência Política da Universidade Estadual de Campinas – Unicamp –; pesquisador do CNPq (bolsa de produtividade) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Estudos sobre os Estados Unidos – INCT-INEU

rccmoraes@gmail.com

Références

AMERICAN ASSOCIATION OF COMMUNITY COLLEGES. AACC. April 2012. Disponível em: <http://www.aacc.nche.edu/AboutCC/history/Pages/pasttopresent.aspx>. Acesso em: 7 jun. 2014.

ANYON, Jean. Radical possibilities: public policy, urban education, and a new social movement.

New York: Routledge, 2005.

BAUM, Sandy; LITTLE, Kathie; PAYEA, Kathleen. Trends in community college education:

enrollment, prices, student aid, and debt levels within. New York: The College Board’s, 2011.

(Trends in Higher Education Series). Disponível em: <http://advocacy.collegeboard.org/sites/default/files/12b_5303_PubHighEd_AnalysisBrief_WEB_120530.pdf>. Acesso em: 17 jun. 2013.

BERLINER, David C. Our impoverished view of educational reform. Teachers College Record,

August 02, 2005. Disponível em: <http://www.tcrecord.org/content.asp?contentid=12106>.

Acesso em: 07 jun. 2013.

BERLINER, David C.; DIBBLE, Bruce J. The manufactured crisis: myths, fraud, and the attack on America’s public schools. Cambridge-Ma: Perseu Books, 1995.

COHEN, Arthur. M.; BRAWER, Florence B. The American Community College. 3d ed. San Francisco: Jossey-Bass, 1996.

COLLEGE BOARD, TRENDS IN COLLEGE PRICING. 2012. Disponível em:

collegeboard.org/college-pricing>. Acesso em: 01 jun. 2013.

CONANT, James B. Slums & suburbs: a commentary on schools in metropolitan areas. New York: McGraw Hill Book Co., 1961.

CREMIN, Lawrence. The transformation of the school: progressivism in American education,

-1957. New York: Vintage Books, 1964.

DAVIS, Jessica W.; BAUMAN, Kurt. United States census bureau: school enrollement in the United States: 2008. Current Population Reports, June 2011.

DOUGHERTY, Kevin J. The contradictory college: the conflicting origins, impacts, and futures of the community college. 1994. Reprint. Albany, NY: State University of New York Press, 2001.

GEIGER, Roger L.; HELLER, Donald E. Financial trends in higher education: The United States. Center for the Study of Higher Education. The Pennsylvania State University. January 2011.

(Working Paper n. 6).

GRUBB, W. Norton; LAZERSON, Marvin. The education gospel the economic power of schooling. Cambridge, MA: Harvard University Press, 2004.

KOZOL, Jonathan. Savage inequalities: children in America’s schools. New York: Harper Collins, 1992.

MORAES, Reginaldo; SILVA, Maitá de Paula e. O peso do Estado na pátria do mercado. Os Estados Unidos como país em desenvolvimento. São Paulo: Editora Unesp, 2014.

NATIONAL CENTER FOR EDUCATION STATISTICS. Digest of Education Statistics, 2010. Disponível em: . Acesso em: 24 set. 2012.

OAKES, Jeannie. Keeping track: how schools structure inequality. New Haven: Yale University

Press, 1985.

POWELL, Arthur; FARAR, Eleanor; COHEN, David K. The shopping mall high school: winners and losers in the educational marketplace. Boston: Houghtion Mifflin Co., 1985.

REICH, Robert. O trabalho das nações. São Paulo: Educator, 1994.

TRAUB, James. City on a hill: testing the american dream at city college. Reading-Ma:

Addison-Wesley Publishing Company, 1994.

TRAUB, James. What no school can do. New York Times, 16 jan. 2000. Disponível em: <http://www.nytimes.com/2000/01/16/magazine/what-no-school-can-do.html?pagewanted=all&src=pm>. Acesso em: 07 jun. 2013.

TYACK, David B. The one best system: a history of american urban education. Cambridge-MA:

Harvard University Press, 1974.

Publié-e

2014-06-30

Comment citer

Moraes, R. C. (2014). Ensino superior de curta duração: a experiência norte-americana dos community colleges. Cadernos De Pesquisa, 44(152), 451–464. Consulté à l’adresse https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/2921

Numéro

Rubrique

Outros Temas