Ensino superior de curta duração: a experiência norte-americana dos community colleges
Mots-clés :
Community college, Ensino superior, Sistema educacional, Estados UnidosRésumé
O artigo descreve inicialmente o lugar do community college no sistema de ensino superior norte-americano. Narra sua origem, crescimento, as fontes de renda, articulação com as demais instituições de ensino superior. Em seguida, registra alguns dos problemas do sistema – ao lado da ampliação do acesso, as análises têm apontado a fragilidade do sucesso, isto é, da performance dos estudantes, bem como da equidade, isto é, da forte estratificação e hierarquização do sistema educativo americano. Assim, argumenta-se que os dilemas e problemas não são estritamente localizados no sistema escolar, mas em uma formação social em que a desigualdade é particularmente aguda.
Téléchargements
Références
AMERICAN ASSOCIATION OF COMMUNITY COLLEGES. AACC. April 2012. Disponível em: <http://www.aacc.nche.edu/AboutCC/history/Pages/pasttopresent.aspx>. Acesso em: 7 jun. 2014.
ANYON, Jean. Radical possibilities: public policy, urban education, and a new social movement.
New York: Routledge, 2005.
BAUM, Sandy; LITTLE, Kathie; PAYEA, Kathleen. Trends in community college education:
enrollment, prices, student aid, and debt levels within. New York: The College Board’s, 2011.
(Trends in Higher Education Series). Disponível em: <http://advocacy.collegeboard.org/sites/default/files/12b_5303_PubHighEd_AnalysisBrief_WEB_120530.pdf>. Acesso em: 17 jun. 2013.
BERLINER, David C. Our impoverished view of educational reform. Teachers College Record,
August 02, 2005. Disponível em: <http://www.tcrecord.org/content.asp?contentid=12106>.
Acesso em: 07 jun. 2013.
BERLINER, David C.; DIBBLE, Bruce J. The manufactured crisis: myths, fraud, and the attack on America’s public schools. Cambridge-Ma: Perseu Books, 1995.
COHEN, Arthur. M.; BRAWER, Florence B. The American Community College. 3d ed. San Francisco: Jossey-Bass, 1996.
COLLEGE BOARD, TRENDS IN COLLEGE PRICING. 2012. Disponível em:
collegeboard.org/college-pricing>. Acesso em: 01 jun. 2013.
CONANT, James B. Slums & suburbs: a commentary on schools in metropolitan areas. New York: McGraw Hill Book Co., 1961.
CREMIN, Lawrence. The transformation of the school: progressivism in American education,
-1957. New York: Vintage Books, 1964.
DAVIS, Jessica W.; BAUMAN, Kurt. United States census bureau: school enrollement in the United States: 2008. Current Population Reports, June 2011.
DOUGHERTY, Kevin J. The contradictory college: the conflicting origins, impacts, and futures of the community college. 1994. Reprint. Albany, NY: State University of New York Press, 2001.
GEIGER, Roger L.; HELLER, Donald E. Financial trends in higher education: The United States. Center for the Study of Higher Education. The Pennsylvania State University. January 2011.
(Working Paper n. 6).
GRUBB, W. Norton; LAZERSON, Marvin. The education gospel the economic power of schooling. Cambridge, MA: Harvard University Press, 2004.
KOZOL, Jonathan. Savage inequalities: children in America’s schools. New York: Harper Collins, 1992.
MORAES, Reginaldo; SILVA, Maitá de Paula e. O peso do Estado na pátria do mercado. Os Estados Unidos como país em desenvolvimento. São Paulo: Editora Unesp, 2014.
NATIONAL CENTER FOR EDUCATION STATISTICS. Digest of Education Statistics, 2010. Disponível em: . Acesso em: 24 set. 2012.
OAKES, Jeannie. Keeping track: how schools structure inequality. New Haven: Yale University
Press, 1985.
POWELL, Arthur; FARAR, Eleanor; COHEN, David K. The shopping mall high school: winners and losers in the educational marketplace. Boston: Houghtion Mifflin Co., 1985.
REICH, Robert. O trabalho das nações. São Paulo: Educator, 1994.
TRAUB, James. City on a hill: testing the american dream at city college. Reading-Ma:
Addison-Wesley Publishing Company, 1994.
TRAUB, James. What no school can do. New York Times, 16 jan. 2000. Disponível em: <http://www.nytimes.com/2000/01/16/magazine/what-no-school-can-do.html?pagewanted=all&src=pm>. Acesso em: 07 jun. 2013.
TYACK, David B. The one best system: a history of american urban education. Cambridge-MA:
Harvard University Press, 1974.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).