Estudos sobre mulher e educação: algumas questões sobre o magistério
Mots-clés :
Trabalho, Magistério, Pesquisa educacional, Mulheres, Educação, Discriminação sexual, ProfessorasRésumé
A atividade docente, especialmente o magistério primário, é uma ocupação predominantemente feminina. No entanto parece haver muito pouca articulação entre a pesquisa na área de educação e os estudos sobre mulher no Brasil. Um breve apanhado histórico mostra como o magistério, enquanto carreira feminina, incorpora elementos da ideologia sobre a domesticidade e a submissão da mulher. Entretanto, a presente revisão da bibliografia recente sobre o magistério, de trabalhos elaborados nas instituições mais relevantes do Estado de São Paulo, mostra que o conhecimento produzido pelos estudos sobre mulher raramente é incorporado à pesquisa educacional. Ao mesmo tempo, os estudos sobre mulher voltaram-se muito pouco para a área da Educação. A integração dos resultados dos dois campos teria conseqüências extremamente positivas; porém um requisito básico para tal é que não só as professoras, mas as pessoas envolvidas na pesquisa e na elaboração de políticas públicas assumam, como prioritária, a eliminação da discriminação de gênero.Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Cadernos de Pesquisa 2013
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).