Les cas d’enseignement comme outils de médiation dans la pratique pédagogique des enseignants débutants

Auteurs-es

  • Ray-lla Walleska Santos Ferreira Gouveia Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Caruaru (PE), Brasil https://orcid.org/0000-0002-2012-2465
  • Maria Joselma do Nascimento Franco Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Caruaru (PE), Brasil https://orcid.org/0000-0001-6384-1876
  • Simone Albuquerque da Rocha Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), Rondonópolis (MT), Brasil https://orcid.org/0000-0002-2217-7531
  • Isa Mara Colombo Scarlati Domingues Universidade Federal de Jataí (UFJ), Jataí (GO), Brasil

Mots-clés :

Initiation des Enseignants, Pratique Pédagogique, Développement Professionnel

Résumé

Cet article résulte d’une recherche sur la place des cas d’enseignement comme outils de médiation dans la formation enseignante. L’étude a été menée auprès de quatre professeurs débutants au cours de leur première année de travail à l’école primaire, dans une commune de l’intérieur du Pernambuco, Brésil. La possibilité d’utiliser des cas d’enseignement comme stratégies de médiation formative pour le développement professionnel des enseignants débutants y a été étudiée. Les données ont été collectées dans le cadre de cas d’enseignement et par le biais de groupes de discussion, au sein d’un réseau collectif de réflexion sur les défis et les besoins en matière de formation. Les résultats ont montré que les cas d’enseignement contribuaient considérablement à la médiation, permettant ainsi aux enseignants de percevoir comment ils construisent leurs propres connaissances, où les réflexions collectives constituent une stratégie de formation.

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Bibliographies de l'auteur-e

Ray-lla Walleska Santos Ferreira Gouveia, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Caruaru (PE), Brasil

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea (PPGEduc) da Universidade Federal de Pernambuco - Centro Acadêmico do Agreste da UFPE - CAA, na linha de pesquisa Docência, Ensino e Aprendizagem. Mestra em Educação pelo mesmo programa e graduada em Pedagogia (2017) também pela Universidade Federal de Pernambuco - CAA. Tem experiência na Área de Educação e é aluna egressa do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência - PIBID. Atualmente é membra do Grupo de Pesquisa, Ensino, Aprendizagem e Processos Educativos (GPENAPE), vinculado à pesquisa interinstitucional desenvolvida na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), onde desenvolve estudos sobre os seguintes temas: formação de professores, indução e imersão profissional de professores iniciantes, desenvolvimento profissional de professores iniciantes, aprendizagem da docência e saberes docentes.

Maria Joselma do Nascimento Franco, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Caruaru (PE), Brasil

Doutora em Educação pela USP (2005), mestre em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba-SP (1998), pós-graduada em Processos de Aprendizagem pela Universidade São Francisco - Itatiba-SP (1993), especialista em Alfabetização e Letramento pela UNINTER na (2017), graduada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia de Caruaru-PE (1988), graduada em História pela Faculdade de Formação de Professores de Belo Jardim-PE (1988). É professora-pesquisadora dos cursos de licenciatura em Pedagogia e licenciatura Intercultural Indígena na Universidade Federal de Pernambuco, Campus Agreste, assim como do Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea, nesta mesma instituição. Vem atuando diretamente desenvolvendo pesquisas em torno da indução profissional de professores iniciantes e das políticas de formação inicial e continuada, desenvolvimento profissional docente por meio de narrativas.

Simone Albuquerque da Rocha, Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), Rondonópolis (MT), Brasil

Realizou pós-doutorado na Pontífica Universidade Católica de São Paulo (Puc-SP), doutorado e mestrado na Universidade Estadual Paulista (Unesp). Graduada em Pedagogia.  Atualmente é professora titular da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR). Desenvolve pesquisa na área de formação de professores, abordando a identidade e profissionalidade docente em narrativas de formação memoriais, diários de formação e casos de ensino. Investiga também, políticas públicas educacionais, projetos e programas de formação de professores na modalidade presencial e a distância. É líder do Grupo de Pesquisa InvestigAção/CNPq, e foi coordenadora de projeto do Observatório da Educação/CAPES/INEP/SECADI (OBEDUC) no PPGEdu/UFMT 2013/2017. Participa da pesquisa em rede cadastrada no CNPq que investiga processos de indução a professores iniciantes nas escolas públicas de educação básica em diferentes estados brasileiros, respondendo pelos dados em MT. 

Isa Mara Colombo Scarlati Domingues, Universidade Federal de Jataí (UFJ), Jataí (GO), Brasil

Fez pós-doutorado na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/UniRio (2019), doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos/UFSCar (2013) e estágio de doutoramento na Universidade do Minho/UMinho (Portugal) (2012). Tem mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso/UFMT (2007), especialização em Psicopedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ (1999) e aperfeiçoamento clínico com a supervisão de Laura Monte Serrat Barbosa (2007). Recebeu o título de Suficiente Investigadora pela Universidade de Extremadura/UEX (Espanha - 2002). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso/UFMT - Centro Universitário de Rondonópolis (1996). É membro do grupo de pesquisa InvestigAção (UFR) e Práticas Educativas, Memórias e Oralidade (PEMO/UECE) - CNPQ. Tem experiência na área de Educação como docente e gestora: Educação Básica (Educação Infantil e Ensino Fundamental), Ensino Técnico, Superior (Graduação e Especialização. Vem se dedicando aos estudos sobre a aprendizagem e o desenvolvimento profissional de professores por meio de casos de ensino e outras abordagens narrativas, ao cotidiano, ao ensino e aprendizagem da leitura e da escrita e a literatura infantil. Vinculada como professora dos cursos de licenciaturas e do Programa de Pós-Graduação em Educação (mestrado) e como pesquisadora da Universidade Federal de Jataí (UFJ) - Unidade Acadêmica Especial de Educação (UAE-EDU).

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Publié-e

2023-12-19

Comment citer

Gouveia, R.- lla W. S. F., Franco, M. J. do N., Rocha, S. A. da, & Domingues, I. M. C. S. (2023). Les cas d’enseignement comme outils de médiation dans la pratique pédagogique des enseignants débutants. Cadernos De Pesquisa, 53, e10334. Consulté à l’adresse https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/10334

Numéro

Rubrique

Éducation de Base, Culture, Programme d’Études