Teaching cases as possibilities for mediation in the teaching practice of novice teachers

Authors

  • Ray-lla Walleska Santos Ferreira Gouveia Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Caruaru (PE), Brasil https://orcid.org/0000-0002-2012-2465
  • Maria Joselma do Nascimento Franco Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Caruaru (PE), Brasil https://orcid.org/0000-0001-6384-1876
  • Simone Albuquerque da Rocha Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), Rondonópolis (MT), Brasil https://orcid.org/0000-0002-2217-7531
  • Isa Mara Colombo Scarlati Domingues Universidade Federal de Jataí (UFJ), Jataí (GO), Brasil

Keywords:

Teacher Initiation, Teaching Practice, Professional Development

Abstract

This article results from research into teaching cases as mediation in teacher training. The study was conducted with four novice teachers in their first year of work in the early years of elementary school, in a municipality in the countryside of the state of Pernambuco, Brazil. We investigated the possibility of using teaching cases as training strategies to mediate the professional development of novice teachers. Data was collected using teaching cases and discussion groups, in a collective network of reflections on training challenges and needs. The results showed that the teaching cases contributed greatly as mediation for teachers to understand how they build their knowledge, in which collective reflections constituted a training strategy.

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Author Biographies

Ray-lla Walleska Santos Ferreira Gouveia, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Caruaru (PE), Brasil

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea (PPGEduc) da Universidade Federal de Pernambuco - Centro Acadêmico do Agreste da UFPE - CAA, na linha de pesquisa Docência, Ensino e Aprendizagem. Mestra em Educação pelo mesmo programa e graduada em Pedagogia (2017) também pela Universidade Federal de Pernambuco - CAA. Tem experiência na Área de Educação e é aluna egressa do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência - PIBID. Atualmente é membra do Grupo de Pesquisa, Ensino, Aprendizagem e Processos Educativos (GPENAPE), vinculado à pesquisa interinstitucional desenvolvida na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), onde desenvolve estudos sobre os seguintes temas: formação de professores, indução e imersão profissional de professores iniciantes, desenvolvimento profissional de professores iniciantes, aprendizagem da docência e saberes docentes.

Maria Joselma do Nascimento Franco, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Caruaru (PE), Brasil

Doutora em Educação pela USP (2005), mestre em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba-SP (1998), pós-graduada em Processos de Aprendizagem pela Universidade São Francisco - Itatiba-SP (1993), especialista em Alfabetização e Letramento pela UNINTER na (2017), graduada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia de Caruaru-PE (1988), graduada em História pela Faculdade de Formação de Professores de Belo Jardim-PE (1988). É professora-pesquisadora dos cursos de licenciatura em Pedagogia e licenciatura Intercultural Indígena na Universidade Federal de Pernambuco, Campus Agreste, assim como do Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea, nesta mesma instituição. Vem atuando diretamente desenvolvendo pesquisas em torno da indução profissional de professores iniciantes e das políticas de formação inicial e continuada, desenvolvimento profissional docente por meio de narrativas.

Simone Albuquerque da Rocha, Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), Rondonópolis (MT), Brasil

Realizou pós-doutorado na Pontífica Universidade Católica de São Paulo (Puc-SP), doutorado e mestrado na Universidade Estadual Paulista (Unesp). Graduada em Pedagogia.  Atualmente é professora titular da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR). Desenvolve pesquisa na área de formação de professores, abordando a identidade e profissionalidade docente em narrativas de formação memoriais, diários de formação e casos de ensino. Investiga também, políticas públicas educacionais, projetos e programas de formação de professores na modalidade presencial e a distância. É líder do Grupo de Pesquisa InvestigAção/CNPq, e foi coordenadora de projeto do Observatório da Educação/CAPES/INEP/SECADI (OBEDUC) no PPGEdu/UFMT 2013/2017. Participa da pesquisa em rede cadastrada no CNPq que investiga processos de indução a professores iniciantes nas escolas públicas de educação básica em diferentes estados brasileiros, respondendo pelos dados em MT. 

Isa Mara Colombo Scarlati Domingues, Universidade Federal de Jataí (UFJ), Jataí (GO), Brasil

Fez pós-doutorado na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/UniRio (2019), doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos/UFSCar (2013) e estágio de doutoramento na Universidade do Minho/UMinho (Portugal) (2012). Tem mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso/UFMT (2007), especialização em Psicopedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ (1999) e aperfeiçoamento clínico com a supervisão de Laura Monte Serrat Barbosa (2007). Recebeu o título de Suficiente Investigadora pela Universidade de Extremadura/UEX (Espanha - 2002). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso/UFMT - Centro Universitário de Rondonópolis (1996). É membro do grupo de pesquisa InvestigAção (UFR) e Práticas Educativas, Memórias e Oralidade (PEMO/UECE) - CNPQ. Tem experiência na área de Educação como docente e gestora: Educação Básica (Educação Infantil e Ensino Fundamental), Ensino Técnico, Superior (Graduação e Especialização. Vem se dedicando aos estudos sobre a aprendizagem e o desenvolvimento profissional de professores por meio de casos de ensino e outras abordagens narrativas, ao cotidiano, ao ensino e aprendizagem da leitura e da escrita e a literatura infantil. Vinculada como professora dos cursos de licenciaturas e do Programa de Pós-Graduação em Educação (mestrado) e como pesquisadora da Universidade Federal de Jataí (UFJ) - Unidade Acadêmica Especial de Educação (UAE-EDU).

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Published

2023-12-19

How to Cite

Gouveia, R.- lla W. S. F., Franco, M. J. do N., Rocha, S. A. da, & Domingues, I. M. C. S. (2023). Teaching cases as possibilities for mediation in the teaching practice of novice teachers. Cadernos De Pesquisa, 53, e10334. Retrieved from https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/10334

Issue

Section

Basic Education, Culture, Curriculum