Casos de enseñanza como posibilidades de mediación en la práctica docente de profesores principiantes

Autores/as

  • Ray-lla Walleska Santos Ferreira Gouveia Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Caruaru (PE), Brasil https://orcid.org/0000-0002-2012-2465
  • Maria Joselma do Nascimento Franco Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Caruaru (PE), Brasil https://orcid.org/0000-0001-6384-1876
  • Simone Albuquerque da Rocha Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), Rondonópolis (MT), Brasil https://orcid.org/0000-0002-2217-7531
  • Isa Mara Colombo Scarlati Domingues Universidade Federal de Jataí (UFJ), Jataí (GO), Brasil

Palabras clave:

Iniciación Docente, Práctica Docente, Desarrollo Profesional

Resumen

Este artículo es el resultado de una investigación sobre casos de enseñanza como mediación en la formación de profesores. El estudio se realizó con cuatro profesores principiantes en su primer año de trabajo en los primeros años de la escuela primaria, en un municipio del interior de Pernambuco, Brasil. Se investigó la posibilidad de utilizar casos de enseñanza como estrategias de mediación formativa para el desarrollo profesional de profesores principiantes. Los datos fueron recolectados a través de casos de enseñanza y grupos de discusión, en una red colectiva de reflexiones sobre los desafíos y necesidades formativas. Los resultados apuntaron que los casos de enseñanza contribuyeron en gran medida como mediación para que los profesores comprendan cómo construyen sus conocimientos, en los que las reflexiones colectivas constituyeron una estrategia de formación.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ray-lla Walleska Santos Ferreira Gouveia, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Caruaru (PE), Brasil

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea (PPGEduc) da Universidade Federal de Pernambuco - Centro Acadêmico do Agreste da UFPE - CAA, na linha de pesquisa Docência, Ensino e Aprendizagem. Mestra em Educação pelo mesmo programa e graduada em Pedagogia (2017) também pela Universidade Federal de Pernambuco - CAA. Tem experiência na Área de Educação e é aluna egressa do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência - PIBID. Atualmente é membra do Grupo de Pesquisa, Ensino, Aprendizagem e Processos Educativos (GPENAPE), vinculado à pesquisa interinstitucional desenvolvida na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), onde desenvolve estudos sobre os seguintes temas: formação de professores, indução e imersão profissional de professores iniciantes, desenvolvimento profissional de professores iniciantes, aprendizagem da docência e saberes docentes.

Maria Joselma do Nascimento Franco, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Caruaru (PE), Brasil

Doutora em Educação pela USP (2005), mestre em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba-SP (1998), pós-graduada em Processos de Aprendizagem pela Universidade São Francisco - Itatiba-SP (1993), especialista em Alfabetização e Letramento pela UNINTER na (2017), graduada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia de Caruaru-PE (1988), graduada em História pela Faculdade de Formação de Professores de Belo Jardim-PE (1988). É professora-pesquisadora dos cursos de licenciatura em Pedagogia e licenciatura Intercultural Indígena na Universidade Federal de Pernambuco, Campus Agreste, assim como do Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea, nesta mesma instituição. Vem atuando diretamente desenvolvendo pesquisas em torno da indução profissional de professores iniciantes e das políticas de formação inicial e continuada, desenvolvimento profissional docente por meio de narrativas.

Simone Albuquerque da Rocha, Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), Rondonópolis (MT), Brasil

Realizou pós-doutorado na Pontífica Universidade Católica de São Paulo (Puc-SP), doutorado e mestrado na Universidade Estadual Paulista (Unesp). Graduada em Pedagogia.  Atualmente é professora titular da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR). Desenvolve pesquisa na área de formação de professores, abordando a identidade e profissionalidade docente em narrativas de formação memoriais, diários de formação e casos de ensino. Investiga também, políticas públicas educacionais, projetos e programas de formação de professores na modalidade presencial e a distância. É líder do Grupo de Pesquisa InvestigAção/CNPq, e foi coordenadora de projeto do Observatório da Educação/CAPES/INEP/SECADI (OBEDUC) no PPGEdu/UFMT 2013/2017. Participa da pesquisa em rede cadastrada no CNPq que investiga processos de indução a professores iniciantes nas escolas públicas de educação básica em diferentes estados brasileiros, respondendo pelos dados em MT. 

Isa Mara Colombo Scarlati Domingues, Universidade Federal de Jataí (UFJ), Jataí (GO), Brasil

Fez pós-doutorado na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/UniRio (2019), doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos/UFSCar (2013) e estágio de doutoramento na Universidade do Minho/UMinho (Portugal) (2012). Tem mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso/UFMT (2007), especialização em Psicopedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ (1999) e aperfeiçoamento clínico com a supervisão de Laura Monte Serrat Barbosa (2007). Recebeu o título de Suficiente Investigadora pela Universidade de Extremadura/UEX (Espanha - 2002). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso/UFMT - Centro Universitário de Rondonópolis (1996). É membro do grupo de pesquisa InvestigAção (UFR) e Práticas Educativas, Memórias e Oralidade (PEMO/UECE) - CNPQ. Tem experiência na área de Educação como docente e gestora: Educação Básica (Educação Infantil e Ensino Fundamental), Ensino Técnico, Superior (Graduação e Especialização. Vem se dedicando aos estudos sobre a aprendizagem e o desenvolvimento profissional de professores por meio de casos de ensino e outras abordagens narrativas, ao cotidiano, ao ensino e aprendizagem da leitura e da escrita e a literatura infantil. Vinculada como professora dos cursos de licenciaturas e do Programa de Pós-Graduação em Educação (mestrado) e como pesquisadora da Universidade Federal de Jataí (UFJ) - Unidade Acadêmica Especial de Educação (UAE-EDU).

Citas

Aimi, D. R. S., & Monteiro, F. M. A. (2022). Desenvolvimento profissional de professores iniciantes: Tensões experienciadas no contexto da escola pública. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, 103(264), 505-525. https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.103i264.4913

Alarcão, I. (2011). Professores reflexivos em uma escola reflexiva. Cortez.

Alarcão, I., & Roldão, M. C. (2014). Um passo importante no desenvolvimento profissional dos professores: O ano de indução. Formação Docente: Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, 6(11), 109-126.

Amiguinho, A., Valente, A., Correia, H., & Mandeiro, M. J. (2003). Formar-se no projeto e pelo projeto. In R. Canario (Org.), Formação e situações de trabalho (pp. 101-146). Porto.

André, M. E. D. A. (1995). Etnografia na prática escolar. Papirus.

André, M. E. D. A. (2012). Políticas e programas de apoio aos professores iniciantes no Brasil. Cadernos de Pesquisa, 42(145), 112-129. https://doi.org/10.1590/S0100-15742012000100008

Calil, A. M. G. C., Almeida, P. A., & Tinti, D. S. (2021). As pesquisas sobre casos de ensino: Uma revisão integrativa. Roteiro, 46, Artigo e27248. https://doi.org/10.18593/r.v46.27248

Contreras, J. (2002). A autonomia de professores. Cortez.

Cruz, G. B. da, Farias, I. M. S. de, & Hobold, M. de S. (2020). Indução profissional e o início do trabalho docente: Debates e necessidades. Revista Eletrônica de Educação, 14, Artigo e4149114.

Day, C. (2001). Desenvolvimento profissional de professores: Os desafios da aprendizagem permanente. Porto.

Diniz-Pereira, J. E. (2015). Formação de professores, trabalho e saberes docentes. Trabalho & Educação, 24(3), 143-152.

Domingues, I. M. C. S. (2013). Desenvolvimento profissional de professoras alfabetizadoras em ambiente virtual de aprendizagem: Contribuições de casos de ensino [Tese de doutorado, Universidade Federal de São Carlos]. Repositório Institucional UFSCar. https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2299

Farias, M. I. S., Sales, J. O. C. B., Braga, M. M., S. C., & França, M. S. L. M. (2008). Didática e docência: Aprendendo a profissão. Liber Livro.

Forte, A. M., & Flores, M. A. (2012). Potenciar o desenvolvimento profissional e a colaboração docente na escola. Cadernos de Pesquisa, 42(147), 900-919. https://doi.org/10.1590/S0100-15742012000300014

Freire, P. (1983). Pedagogia do oprimido. Paz e Terra.

Freire, P. (1996). Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. Paz e Terra.

Gatti, B. A., Barretto, E. S. de S., & André, M. E. D. A. (2011). Políticas docentes no Brasil: Um estado da arte. Unesco.

Gonçalves, J. A. (1992). A carreira das professoras do ensino primário. In A. Nóvoa (Org.), Vidas de professores (pp. 141-169). Porto.

Gouveia, R. W. S. F. (2020) Casos de ensino com professores iniciantes: Caminhos de imersão na docência e desenvolvimento profissional [Dissertação de mestrado]. Universidade Federal de Pernambuco.

Huberman, M. (2013). O ciclo de vida profissional dos professores. In A. Nóvoa (Org.), Vidas de professores (pp. 31-61). Porto.

Larrosa Bondía, J. (2002). Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, (19), 20-28.

Marcelo, C. (1999). Formação de professores: Para uma mudança educativa. Porto.

Marcelo, C., & Vaillant, D. (2009). Desarollo profesional docente: Como se aprende a enseñar? Narcea.

Marcelo, C., & Vaillant, D. (2017). Políticas y programas de inducción en la docencia en Latinoamérica. Cadernos de Pesquisa, 47(166), 1224-1249. https://doi.org/10.1590/198053144322

Meinerz, C. B. (2011). Grupos de discussão: Uma opção metodológica na pesquisa em educação. Educação & Realidade, 36(2), 485-504.

Mira, M., & Romanowski, J. P. (2016). Processos de inserção profissional docente nas políticas de formação: O que documentos legais revelam. Acta Scientiarum. Education, 38(3), 283-292.

Mizukami, M. G. (2000). Casos de ensino e aprendizagem profissional da docência. In A. Abramowicz, & R. R. de Mello (Orgs.), Educação: Pesquisa e prática (vol. 1, pp. 139-161). Papirus.

Moraes, R. (1999). Análise de conteúdo. Educação, 22(37), 7-32.

Nono, M. A. (2001). Aprendendo a ensinar: Futuras professoras das séries iniciais do ensino fundamental e casos de ensino [Dissertação de mestrado]. Universidade Federal de São Carlos.

Nono, M. A. (2005). Caso de ensino e professoras iniciantes [Tese de doutorado, Universidade Federal de São Carlos]. Repositório Institucional UFSCar. https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2324

Nóvoa, A. (1995). Os professores e sua formação. Dom Quixote.

Nóvoa, A. (2019). Os professores e a sua formação num tempo de metamorfose da escola. Educação & Realidade, 44(3), Artigo e84910.

Perrenoud, P. (1999). Formar professores em contextos sociais em mudança: Prática reflexiva e participação crítica. Revista Brasileira de Educação, (12), 5-21.

Pimenta, S. G. (2002). De professores, pesquisa e didática. Papirus.

Placco, V. M. N. S., & Souza, V. T. (2006). Grupo e autoria: Aprendizagem do adulto professor. In V. M. N. S. Placco, & V. T. Souza (Orgs.), Aprendizagem do adulto professor (pp. 11-24). Loyola.

Ponte, J. P. (1998). Da formação ao desenvolvimento profissional. Associação dos Professores de Matemática.

Príncepe, L., & André, M. E. D. A. (2019). Condições de trabalho na fase de indução profissional dos professores. Currículo sem Fronteiras, 19(1), 60-80.

Rocha, S. A. da, Domingues, I. M. C. S., Mizukami, M. da G. N., & Santos, I. R. (2020). Casos de ensino como estratégia investigativa-formativa no estágio do Parfor. Cadernos de Pesquisa, 50(176), 575-591. https://doi.org/10.1590/198053146755

Rodrigues, A. M. R., Mizukami, M. da G. N., Rocha, S. A da, & Domingues, I. M. C. S. (2017). Caso de ensino na formação de professores: Quando a narrativa de uma adolescente provoca a reflexão/ formação. Revista de Educação Pública, 26(61), 13-30.

Romanowski, J. P., & Martins, P. L. O. (2010). Formação continuada: Contribuições para o desenvolvimento profissional dos professores. Revista Diálogo Educacional, 10(30), 285-300.

Sebastião, L. L., & Freire, E. S. (2009). A utilização de recursos materiais alternativos nas aulas de educação física: Um estudo de caso. Pensar a Prática, 12(3), 1-12.

Souza, I. G. C. de. (2012). Subjetivação docente: A singularidade constituída na relação entre o professor e a escola [Tese de doutorado, Universidade de São Paulo]. Biblioteca Digital USP. https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-16082012-114112/pt-br.php

Tardif, M. (2014). Saberes docentes e formação profissional. Vozes.

Tardif, M., & Lessard, C. (2014). Trabalho docente: Elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Vozes.

Tozetto, S. S., & Jonsson, P. M. (2019). A prática pedagógica do professor iniciante. Imagens da Educação, 9(2), Artigo e45705. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v9i2.45705

Veenman, S. (1984). Perceived problems of beginning teachers. Review of Educational Research, 54(2), 143-178.

Weller, W. (2010). Grupos de discussão: Aportes teóricos e metodológicos. In W. Weller, & N. Pfaff (Orgs.), Metodologias da pesquisa qualitativa em educação: Teoria e prática (pp. 54-66). Vozes.

Publicado

2023-12-19

Cómo citar

Gouveia, R.- lla W. S. F., Franco, M. J. do N., Rocha, S. A. da, & Domingues, I. M. C. S. (2023). Casos de enseñanza como posibilidades de mediación en la práctica docente de profesores principiantes . Cadernos De Pesquisa, 53, e10334. Recuperado a partir de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/10334

Número

Sección

Educación Básica, Cultura, Currículo