La ansiedad matemática y la relación entre familia, estilo parental y status socioeconómico

Autores/as

  • Karyn Meyer Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos (SP), Brasil https://orcid.org/0000-0002-2053-2077
  • Katlin Cristina de Castilho Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos (SP), Brasil
  • João dos Santos Carmo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino (INCT-ECCE), da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos (SP), Brasil https://orcid.org/0000-0003-3913-7023

Palabras clave:

Ansiedad, Enseñanza de las Matemáticas, Familia, Indicadores Socioeconómicos

Resumen

Este trabajo tuvo como objetivo identificar, por medio de una revisión sistemática de la literatura, lo que ya se sabe sobre la relación entre la ansiedad matemática (AM), la familia, el estilo parental y el status socioeconómico. Las búsquedas fueron realizadas en las bases de datos electrónicas Portal de Periódicos Capes y Web of Science, incluyendo únicamente artículos publicados entre 2001 y 2020. Los aspectos más relevantes en los artículos incluyen factores ambientales, conductuales, afectivos, académicos y económicos. Ninguno de los artículos presentó una discusión sobre el concepto de familia en términos históricos, sociales y culturales. Discutimos que, al trabajar con los responsables de la relación entre AM y familia, tratamos con factores de riesgo que predicen la AM. Consideramos la importancia de fundamentos históricos y culturales que posibiliten construir una postura caracterizada por la capacidad de estar en la dinámica de la realidad e interferir en esa dinámica como tal.

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Biografía del autor/a

Karyn Meyer, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos (SP), Brasil

Formada em Pedagogia e Letras pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e mestre e doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Já atuou em diferentes níveis de educação, desde a educação infantil até a pós-graduação lato sensu e, atualmente, é coordenadora pedagógica na rede privada de ensino.

Katlin Cristina de Castilho, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos (SP), Brasil

É graduada em Geografia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar - 2014) e Pedagogia  pela Universidade de Sorocaba (UNISO - 2009), sendo bolsista de iniciação científica da FAPESP (2008-2009). Mestre em Educação também pela UFSCar, campus Sorocaba, desenvolvendo estudos sobre políticas educacionais, com ênfase na Educação Superior da América Latina e Caribe e seus processos de internacionalização. Especialista em Psicopedagogia pela UFSCar - São Carlos.  Atualmente, realiza estudos na área de ensino e aprendizagem, com ênfase em alfabetização e ensino de matemática, estando vinculada ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/ UNISO). É professora da Rede Municipal de Sorocaba desde 2011, atuando no ensino e na gestão escolar

João dos Santos Carmo, Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino (INCT-ECCE), da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos (SP), Brasil

Psicólogo e mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (UFPA), doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professor do Departamento de Psicologia da UFSCar e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da mesma universidade. Pesquisador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino (INCT-ECCE). Coordena o Laboratório de Estudos Aplicados a Aprendizagem e Cognição (LEAAC) e o curso de especialização em Psicopedagogia inclusiva, ambos da UFSCar. Atualmente é vice coordenador do GT Psicologia da Educação Matemática da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP). Desenvolve estudos sobre reações emocionais à matemática e aprendizagem de conceitos e habilidades matemáticas em indivíduos com desenvolvimento típico ou atípico.

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Publicado

2023-11-21

Cómo citar

Meyer, K., Castilho, K. C. de ., & Carmo, J. dos S. (2023). La ansiedad matemática y la relación entre familia, estilo parental y status socioeconómico . Cadernos De Pesquisa, 53, e09989. Recuperado a partir de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/9989

Número

Sección

Educación Básica, Cultura, Currículo