Mathematical anxiety and the relationship between family, parenting style and socioeconomic status

Authors

  • Karyn Meyer Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos (SP), Brasil https://orcid.org/0000-0002-2053-2077
  • Katlin Cristina de Castilho Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos (SP), Brasil
  • João dos Santos Carmo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino (INCT-ECCE), da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos (SP), Brasil https://orcid.org/0000-0003-3913-7023

Keywords:

Anxiety, Mathematics Teaching, Family, Socioeconomic Indicators

Abstract

This study aimed to identify, through a systematic literature review, what is already known about the relationship between mathematical anxiety (MA), family, parenting style and socioeconomic status. The searches were carried out in the electronic bases Portal de Periódicos Capes and Web of Science, including only articles published from 2001 to 2020. The most relevant aspects in the articles include environmental, behavioral, affective, academic and economic factors. None of the articles presented a discussion about the concept of family in historical, social and cultural terms. We discussed that, when working with parents and caregivers in the relationship between MA and family, we deal with risk factors that predict MA. We consider the importance of historical and cultural foundations that make it possible to build a posture characterized by the ability to be in the dynamics of reality and to interfere in this dynamic as such.

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Author Biographies

Karyn Meyer, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos (SP), Brasil

Formada em Pedagogia e Letras pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e mestre e doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Já atuou em diferentes níveis de educação, desde a educação infantil até a pós-graduação lato sensu e, atualmente, é coordenadora pedagógica na rede privada de ensino.

Katlin Cristina de Castilho, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos (SP), Brasil

É graduada em Geografia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar - 2014) e Pedagogia  pela Universidade de Sorocaba (UNISO - 2009), sendo bolsista de iniciação científica da FAPESP (2008-2009). Mestre em Educação também pela UFSCar, campus Sorocaba, desenvolvendo estudos sobre políticas educacionais, com ênfase na Educação Superior da América Latina e Caribe e seus processos de internacionalização. Especialista em Psicopedagogia pela UFSCar - São Carlos.  Atualmente, realiza estudos na área de ensino e aprendizagem, com ênfase em alfabetização e ensino de matemática, estando vinculada ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/ UNISO). É professora da Rede Municipal de Sorocaba desde 2011, atuando no ensino e na gestão escolar

João dos Santos Carmo, Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino (INCT-ECCE), da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos (SP), Brasil

Psicólogo e mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (UFPA), doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professor do Departamento de Psicologia da UFSCar e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da mesma universidade. Pesquisador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino (INCT-ECCE). Coordena o Laboratório de Estudos Aplicados a Aprendizagem e Cognição (LEAAC) e o curso de especialização em Psicopedagogia inclusiva, ambos da UFSCar. Atualmente é vice coordenador do GT Psicologia da Educação Matemática da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP). Desenvolve estudos sobre reações emocionais à matemática e aprendizagem de conceitos e habilidades matemáticas em indivíduos com desenvolvimento típico ou atípico.

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Published

2023-11-21

How to Cite

Meyer, K., Castilho, K. C. de ., & Carmo, J. dos S. (2023). Mathematical anxiety and the relationship between family, parenting style and socioeconomic status. Cadernos De Pesquisa, 53, e09989. Retrieved from https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/9989

Issue

Section

Basic Education, Culture, Curriculum