Acciones afirmativas en el postgrado stricto sensu: análisis de la Universidade Federal do Paraná

Autores/as

Palabras clave:

acción afirmativa, postgrado, relaciones raciales, Universidade Federal do Paraná

Resumen

El artículo discute la distribución por color/raza de docentes y discentes en los programas de postgrado stricto sensu de la Universidad Federal de Paraná (UFPR), analizando la extensión de la hegemonía blanca y en que medida la población negra consiguió ascender al espacio de postgrado. En los tres niveles académicos (doctorado, maestría académica y maestría profesional), hay una escasa representación de la población negra en los cuerpos discente y docente. En el cuerpo docente, espacio de poder académico, la escasa representación de negros
es mayor y su presencia es residual o prácticamente inexistente en algunos programas. Los datos demuestran la alta desigualdad racial en los programas de postgrado stricto sensu de la UFPR, lo que justifica la creación de políticas de acciones afirmativas en sus otros niveles académicos más allá de la graduación.

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Biografía del autor/a

Ana Crhistina Vanali, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Pós-Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professora na Faculdades da Indústria/Sistema FIEP.

Paulo Vinicius Baptista da Silva, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Possui Bacharelado e Licenciatura em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná (1991), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (1996) e Doutorado em Psicologia (Psicologia Social) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005). Foi Editor da Educar em Revista (2009-2011), Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação (2011-2012), coordenador do GT Educação e Relações Raciais da ANPED (2010-2011), vice-coordenador do mesmo GT (2008-2009; 2012-2013), representante da Região Sul na Diretoria da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN – 2010-2012). Atualmente é bolsista produtividade 2 do CNPQ, atua no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE-UFPR) e Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB-UFPR). Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: relações raciais, racismo, políticas afirmativas, construção social da infância, políticas para a infância.

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Publicado

2019-04-30

Cómo citar

Vanali, A. C., & Silva, P. V. B. da. (2019). Acciones afirmativas en el postgrado stricto sensu: análisis de la Universidade Federal do Paraná. Cadernos De Pesquisa, 49(171), 86–108. Recuperado a partir de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/5911

Número

Sección

Artículos