Brasil/Argentina: apuntes sobre uma etnografía para la escuela en América Latina

Autores/as

  • Sandra Fátima Pereira Tosta Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC-Minas –, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil
  • Weslei Lopes Silva Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC-Minas –, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil; Universidade de Itaúna – UIT –, Itaúna, Minas Gerais, Brasil

Palabras clave:

Etnografía, Escuelas, Brasil, Argentina

Resumen

Este texto parte de una investigación que tuvo como objetivos analizar el referencial teórico-metodológico propuesto por el Grupo de Investigación del Departamento de Investigaciones Educativas del Centro de Investigación y de Estudios Avanzados del Instituto Politécnico Nacional - DIE-Cinvestav-IPN - de México y su apropiación por investigadores de programas de postgrado en Brasil y Argentina a partir de los años 1980. Su justificación está en la alta recepción que la propuesta del DIE alcanzó en América Latina, particularmente en dichos países, siendo otra lectura posible de la escuela en sus respectivas dinámicas cotidianas y en la relación com la sociedad, en contraposición a las investigaciones orientadas por las “teorías de la reproducción”. Se trata de una investigación en perspectiva comparada, del tipo document

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Biografía del autor/a

Sandra Fátima Pereira Tosta, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC-Minas –, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil

Graduada em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais e Doutora em ANTROPOLOGIA SOCIAL pela Universidade de São Paulo (1997). Professora titular da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, onde atua como docente e pesquisadora nas áreas de Antropologia Urbana, Comunicação e Educação. Pesquisa e publica sobre os seguintes temas: Culturas e Educação, Mídias e Sociabilidades contemporâneas; Adolescência e Juventude (Identidade, Gênero, Etnia e Corpo). Coordenou a pesquisa "Vida de professor e Violência na escola particular em MG" e a pesquisa: Etnografia para a América Latina: um outro olhar sobre a Escola no Brasil e na Argentina; Coordenadora do Grupo de Pesquisas- EDUC- Educação e Culturas; e Organizadora da Coleção Cultura, Mídia e Escola, da Editora Autêntica. Atualmente coordena os projetos de pesquisa: CULTURAS URBANAS: Georreferenciamento e Análise Cultural de Grupos Juvenis em sua relação com a Escola e com a cidade de Belo Horizonte/MG (CNPq); Diálogos nas Fronteiras: A Educação como objeto de investigação na Antropologia Brasileira (Fapemig) e Jovem e consumo cultural em tempos de convergência midiática e as relações com a escola. É associada da ABA- Associação Brasileira de Antropologia; da INTERCOM- Sociedade Brasileira de Ciências da Comunicação e da ANPED- Associação Nacional de Pesquisa e Pós Graduação em Educação.

Weslei Lopes Silva, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC-Minas –, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil; Universidade de Itaúna – UIT –, Itaúna, Minas Gerais, Brasil

Graduado em Letras pela Universidade de Itaúna (1999), Especialista em Língua Espanhola (2002), Mestre em Educação (2006) e Doutor em Ciências Sociais (2014) e Pós-doutorando em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Tem experiência nas áreas de Antropologia e de Educação, Antropologia urbana, com pesquisas relacionadas principalmente aos seguintes eixos temáticos: corpo, gênero, identidade, educação, etnografia, ciberespaço,prostituição e strip-tease virtual.

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Publicado

2017-12-06

Cómo citar

Tosta, S. F. P., & Silva, W. L. (2017). Brasil/Argentina: apuntes sobre uma etnografía para la escuela en América Latina. Cadernos De Pesquisa, 47(166), 1346–1371. Recuperado a partir de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/4652

Número

Sección

Artículos