Brazil/Argentina: reflections on an ethnography for Latin American schools

Authors

  • Sandra Fátima Pereira Tosta Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC-Minas –, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil
  • Weslei Lopes Silva Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC-Minas –, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil; Universidade de Itaúna – UIT –, Itaúna, Minas Gerais, Brasil

Keywords:

Ethnography, Schools, Brazil, Argentina

Abstract

This text is based on a study that aimed to analyze the theoretical-methodological framework proposed by the research group of the department of Investigaciones Educativas do Centro de Investigación y de Estudios Avanzados del Instituto Politécnico Nacional – DIE-Cinvestav-IPN – of Mexico, and its use by researchers of graduate programs in Brazil and Argentina, since the 1980s. It is justified by the high acceptance of the DIE proposal in Latin America, particularly in the countries mentioned above. It can offer another possible interpretation of the school in its everyday dynamics and in its relationship with society, as opposed to studies guided by the “theories of reproduction”. It is a study in comparative perspective, of documentary type, which sought to define the state of knowledge in educational research in its interface with history and anthropology in Brazil and in Argentina.

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Author Biographies

Sandra Fátima Pereira Tosta, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC-Minas –, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil

Graduada em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais e Doutora em ANTROPOLOGIA SOCIAL pela Universidade de São Paulo (1997). Professora titular da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, onde atua como docente e pesquisadora nas áreas de Antropologia Urbana, Comunicação e Educação. Pesquisa e publica sobre os seguintes temas: Culturas e Educação, Mídias e Sociabilidades contemporâneas; Adolescência e Juventude (Identidade, Gênero, Etnia e Corpo). Coordenou a pesquisa "Vida de professor e Violência na escola particular em MG" e a pesquisa: Etnografia para a América Latina: um outro olhar sobre a Escola no Brasil e na Argentina; Coordenadora do Grupo de Pesquisas- EDUC- Educação e Culturas; e Organizadora da Coleção Cultura, Mídia e Escola, da Editora Autêntica. Atualmente coordena os projetos de pesquisa: CULTURAS URBANAS: Georreferenciamento e Análise Cultural de Grupos Juvenis em sua relação com a Escola e com a cidade de Belo Horizonte/MG (CNPq); Diálogos nas Fronteiras: A Educação como objeto de investigação na Antropologia Brasileira (Fapemig) e Jovem e consumo cultural em tempos de convergência midiática e as relações com a escola. É associada da ABA- Associação Brasileira de Antropologia; da INTERCOM- Sociedade Brasileira de Ciências da Comunicação e da ANPED- Associação Nacional de Pesquisa e Pós Graduação em Educação.

Weslei Lopes Silva, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC-Minas –, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil; Universidade de Itaúna – UIT –, Itaúna, Minas Gerais, Brasil

Graduado em Letras pela Universidade de Itaúna (1999), Especialista em Língua Espanhola (2002), Mestre em Educação (2006) e Doutor em Ciências Sociais (2014) e Pós-doutorando em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Tem experiência nas áreas de Antropologia e de Educação, Antropologia urbana, com pesquisas relacionadas principalmente aos seguintes eixos temáticos: corpo, gênero, identidade, educação, etnografia, ciberespaço,prostituição e strip-tease virtual.

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Published

2017-12-06

How to Cite

Tosta, S. F. P., & Silva, W. L. (2017). Brazil/Argentina: reflections on an ethnography for Latin American schools. Cadernos De Pesquisa, 47(166), 1346–1371. Retrieved from https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/4652

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