Notas para reavaliação do movimento educacional brasileiro (1920 - 1930)

Autores/as

  • Marta Maria Chagas de Carvalho

Palabras clave:

Associação Brasileira de Educação, Analfabetismo, História da educação

Resumen

Este artigo expõe alguns resultados de pesquisa sobre a Associação Brasileira de Educação (A.B.E.) e seu projeto pedagógico nos anos de 1920 e 1930, sugerindo algumas retificações às interpretações dominantes na historiografia educacional sobre o período. Sustenta que o refluxo das campanhas de alfabetização e a valorização do que era entendidocomo "educação integral" não significavam uma despolitização do campo educacional, mas sua politização em novos termos. Situa a campanha educacional no âmbito de uma vasta empresa de reforma dos costumes que aliava médicos, higienistas e engenheiros aos educadores. Evidencia a subordinação dos programas de modernização da escola e da sociedade a projetos de controle social cuja configuração busca no tema da "organização do trabalho". Articula este tema como programa de reorganização da escola sob o modelo da fábrica para, em seguida, inscrevê-lo em projeto nacionalista de marcado autoritarismo.

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Biografía del autor/a

Marta Maria Chagas de Carvalho

Publicado

1988-08-31

Cómo citar

Carvalho, M. M. C. de. (1988). Notas para reavaliação do movimento educacional brasileiro (1920 - 1930). Cadernos De Pesquisa, (66), 4–12. Recuperado a partir de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1201

Número

Sección

Artículos