Notas para reavaliação do movimento educacional brasileiro (1920 - 1930)
Mots-clés :
Associação Brasileira de Educação, Analfabetismo, História da educaçãoRésumé
Este artigo expõe alguns resultados de pesquisa sobre a Associação Brasileira de Educação (A.B.E.) e seu projeto pedagógico nos anos de 1920 e 1930, sugerindo algumas retificações às interpretações dominantes na historiografia educacional sobre o período. Sustenta que o refluxo das campanhas de alfabetização e a valorização do que era entendidocomo "educação integral" não significavam uma despolitização do campo educacional, mas sua politização em novos termos. Situa a campanha educacional no âmbito de uma vasta empresa de reforma dos costumes que aliava médicos, higienistas e engenheiros aos educadores. Evidencia a subordinação dos programas de modernização da escola e da sociedade a projetos de controle social cuja configuração busca no tema da "organização do trabalho". Articula este tema como programa de reorganização da escola sob o modelo da fábrica para, em seguida, inscrevê-lo em projeto nacionalista de marcado autoritarismo.Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Cadernos de Pesquisa 2013
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).