Estudo avaliativo das classes de aceleração na rede estadual paulista

Authors

  • Vera Maria Nigro de Souza Placco PUC/SP
  • Marli E. D. Afonso André FE/USP
  • Laurinda Ramalho de Almeida PUC/SP

Keywords:

Projeto das Classes de Aceleração, São Paulo, Sucesso Escolar, Inclusão/Exclusão do Aluno, Defasagem Idade-Série

Abstract

Este artigo descreve os propósitos, a metodologia e os resultados de um estudo avaliativo sobre a implantação do Projeto das Classes de Aceleração no Estado de São Paulo. A realização de seis estudos de caso, em escolas nas quais a implantação foi considerada bem-sucedida, permitiu identificar fatores de sucesso do projeto. A análise de provas de desempenho e de auto-estima de alunos egressos da classes de aceleração indicou a importância de incorporar ao projeto, medidas de médio e longo prazo que ajudem a manter os resultados positivos alcançados.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

1999-11-30

How to Cite

Placco, V. M. N. de S., André, M. E. D. A., & Almeida, L. R. de. (1999). Estudo avaliativo das classes de aceleração na rede estadual paulista. Cadernos De Pesquisa, (108), 49–79. Retrieved from https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/666

Issue

Section

Issues in Focus