Ansiedade matemática e a relação entre família, estilo parental e status socioeconômico
Palavras-chave:
Ansiedade, Ensino de Matemática, Família, Indicadores SocioeconômicosResumo
Este trabalho objetivou identificar, por meio de uma revisão sistemática de literatura, o que já se sabe sobre a relação entre ansiedade matemática (AM), família, estilo parental e status socioeconômico. As buscas foram realizadas nas bases eletrônicas Portal de Periódicos Capes e Web of Science, incluindo apenas artigos publicados de 2001 a 2020. Os aspectos mais relevantes nos artigos incluem fatores ambientais, comportamentais, afetivos, acadêmicos e econômicos. Nenhum deles apresentou discussões sobre o conceito de família em termos históricos, sociais e culturais. Discutimos que, ao trabalhar com os responsáveis na relação entre AM e família, lidamos com fatores de risco que predizem a AM. Consideramos a importância de fundamentos históricos e culturais que possibi-litam construir uma postura caracterizada pela capacidade de ser na dinâmica da realidade e de interferir nessa dinâmica como tal.
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