Ansiedade matemática e a relação entre família, estilo parental e status socioeconômico

Autores

  • Karyn Meyer Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos (SP), Brasil https://orcid.org/0000-0002-2053-2077
  • Katlin Cristina de Castilho Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos (SP), Brasil
  • João dos Santos Carmo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino (INCT-ECCE), da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos (SP), Brasil https://orcid.org/0000-0003-3913-7023

Palavras-chave:

Ansiedade, Ensino de Matemática, Família, Indicadores Socioeconômicos

Resumo

Este trabalho objetivou identificar, por meio de uma revisão sistemática de literatura, o que já se sabe sobre a relação entre ansiedade matemática (AM), família, estilo parental e status socioeconômico. As buscas foram realizadas nas bases eletrônicas Portal de Periódicos Capes e Web of Science, incluindo apenas artigos publicados de 2001 a 2020. Os aspectos mais relevantes nos artigos incluem fatores ambientais, comportamentais, afetivos, acadêmicos e econômicos. Nenhum deles apresentou discussões sobre o conceito de família em termos históricos, sociais e culturais. Discutimos que, ao trabalhar com os responsáveis na relação entre AM e família, lidamos com fatores de risco que predizem a AM. Consideramos a importância de fundamentos históricos e culturais que possibi-litam construir uma postura caracterizada pela capacidade de ser na dinâmica da realidade e de interferir nessa dinâmica como tal.

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Biografia do Autor

Karyn Meyer, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos (SP), Brasil

Formada em Pedagogia e Letras pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e mestre e doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Já atuou em diferentes níveis de educação, desde a educação infantil até a pós-graduação lato sensu e, atualmente, é coordenadora pedagógica na rede privada de ensino.

Katlin Cristina de Castilho, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos (SP), Brasil

É graduada em Geografia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar - 2014) e Pedagogia  pela Universidade de Sorocaba (UNISO - 2009), sendo bolsista de iniciação científica da FAPESP (2008-2009). Mestre em Educação também pela UFSCar, campus Sorocaba, desenvolvendo estudos sobre políticas educacionais, com ênfase na Educação Superior da América Latina e Caribe e seus processos de internacionalização. Especialista em Psicopedagogia pela UFSCar - São Carlos.  Atualmente, realiza estudos na área de ensino e aprendizagem, com ênfase em alfabetização e ensino de matemática, estando vinculada ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/ UNISO). É professora da Rede Municipal de Sorocaba desde 2011, atuando no ensino e na gestão escolar

João dos Santos Carmo, Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino (INCT-ECCE), da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos (SP), Brasil

Psicólogo e mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (UFPA), doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professor do Departamento de Psicologia da UFSCar e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da mesma universidade. Pesquisador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino (INCT-ECCE). Coordena o Laboratório de Estudos Aplicados a Aprendizagem e Cognição (LEAAC) e o curso de especialização em Psicopedagogia inclusiva, ambos da UFSCar. Atualmente é vice coordenador do GT Psicologia da Educação Matemática da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP). Desenvolve estudos sobre reações emocionais à matemática e aprendizagem de conceitos e habilidades matemáticas em indivíduos com desenvolvimento típico ou atípico.

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Publicado

21-11-2023

Como Citar

Meyer, K., Castilho, K. C. de ., & Carmo, J. dos S. (2023). Ansiedade matemática e a relação entre família, estilo parental e status socioeconômico. Cadernos De Pesquisa, 53, e09989. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/9989

Edição

Seção

Educação Básica, Cultura, Currículo