Fatores associados à evasão no ensino superior: Um estudo longitudinal

Autores

  • Rosileia Lucia Nierotka Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Chapecó (SC), Brasil https://orcid.org/0000-0001-7999-915X
  • Andre Salata Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre (RS), Brasil https://orcid.org/0000-0002-7236-4917
  • Melina Klitzke Martins Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro (RJ), Brasil

Palavras-chave:

Ensino Superior, Evasão Escolar, Condições Socioeconômicas, Desempenho Acadêmico

Resumo

Este artigo investiga os fatores associados à evasão de curso superior a partir da experiência da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). O estudo é de cunho quantitativo, realizado por meio dos dados de uma coorte de 1.391 estudantes ingressantes em 2013. A investigação estatística é conduzida a partir de análise de sobrevivência. Os principais resultados apontam que: a evasão de curso ocorre de forma mais acentuada no primeiro ano; notas mais altas antes e durante o curso, apoio social e o ingresso na primeira opção de curso reduzem as chances de evasão; e homens e negros evadem mais frequentemente. De modo mais amplo, as evidências sugerem que, mesmo em uma universidade federal menos seletiva, como a UFFS, o nível socioeconômico dos alunos não é um forte preditor da evasão de curso.

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Biografia do Autor

Rosileia Lucia Nierotka, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Chapecó (SC), Brasil

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Mestra em Educação pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Graduada em Serviço Social pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó, com Especialização em Gestão Social de Políticas Públicas e formação para o Magistério Superior. Graduanda em Pedagogia (EaD) na Unochapecó. Assistente Social na UFFS. Pesquisadora no Laboratório de Avaliação da Educação (LAEd/ PUC-Rio). Tem interesse pelos seguintes temas: ensino Superior; desigualdades educacionais; ações afirmativas; evasão escolar; e acesso e permanência no ensino superior.

 

Andre Salata, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre (RS), Brasil

Professor de Sociologia do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Economia da PUCRS, bolsista de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e coordenador adjunto da área de Sociologia da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) no período 2015-2018. É criador e coordenador do PUCRS-Data Social, coeditor da Civitas-Revista de Ciências Sociais e vice-líder do PATHS - Núcleo de Pesquisa em Estratificação e Trajetórias Sociais, certificado pelo CNPq. Como pesquisador, atua na área de Estratificação e Desigualdades Sociais, com uso de técnicas quantitativas.

Melina Klitzke Martins, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro (RJ), Brasil

Pesquisadora do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (LEPES) e do Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre Desigualdades (NIED) da UFRJ. Tem experiência na área de Sociologia da Educação, com ênfase em Desigualdades de Oportunidades e Resultados Educacionais, com interesse especial pelos seguintes temas: educação superior, evasão escolar e metodologia quantitativa.

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Publicado

23-08-2023

Como Citar

Nierotka, R. L., Salata, A., & Klitzke Martins, M. (2023). Fatores associados à evasão no ensino superior: Um estudo longitudinal. Cadernos De Pesquisa, 53, e09961. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/9961

Edição

Seção

Educação Superior, Profissões, Trabalho