O espaço formativo compartilhado: Perspectivas para a formação de professores

Autores

Palavras-chave:

Atividade de Ensino, Ações Formadoras, Formação Continuada de Professores, Teoria da Atividade

Resumo

Este trabalho, que é resultado de uma tese de doutorado, tem por objetivo compreender como um espaço formativo compartilhado pode promover mudanças de qualidade das ações de ensino. Para isso, constituímos um espaço formativo compartilhado com uma professora, em uma escola estadual localizada em um bairro periférico, para organização do ensino de ciências da natureza para os anos iniciais do ensino fundamental. Os resultados apontaram ações orientadas por objetivos intencionais e conscientes, realizadas em uma unidade dinâmica e de modo compartilhado, como desencadeadoras de aprendizagens e de novas ações para a atividade de ensino. A constituição de espaços compartilhados, organizados nessa perspectiva, possibilita o desenvolvimento psíquico de docentes e mudanças na qualidade do ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiane de Almeida, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria (RS), Brasil

Doutora em Educação pela UFSM/RS. Mestra em Educação nas Ciências pela UNIJUÍ/RS. Licenciada em Ciências com Habilitação em Química pela UNIJUÍ/RS. Professora em cursos de Formação Continuada para gestores e professores da Educação Básica e Assessora em Educação da Qualificar Educacional. Participa do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (GEPMat - UFSM) e do Grupo Interdepartamental de Pesquisas sobre Educação em Ciências (GIPEC - UNIJUÍ).

Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria (RS), Brasil

Pós-Doutora em Educação pela USP/SP. Doutora em Educação pela USP/SP. Mestra em Educação Matemática pela UNESP/SP. Licenciada em Matemática pela UNIJUI/RS. Professora do Departamento de metodologia do Ensino do Centro de Educação da UFSM/RS. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação/PPGE-UFSM e do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física/PPGEMeEF/UFSM.

Referências

Almeida, C. de. (2021). A significação do ensino de ciências da natureza nos anos iniciais: Contribuições do espaço formativo compartilhado para a formação de professores [Tese de doutorado em Educação]. Universidade Federal de Santa Maria.

Araujo, E. S., & Moraes, S. P. G. de. (2017). Dos princípios da pesquisa em educação como atividade. In M. O. de Moura (Org.), Educação escolar e pesquisa na teoria histórico-cultural (pp. 47-70). Edições Loyola.

Basso, I. S. (1998). Significado e sentido do trabalho docente. Cadernos Cedes, 19(44), 19-32.

Leontiev, A. N. (1978). O desenvolvimento do psiquismo. Horizonte Universitário.

Leontiev, A. N. (1983). Actividad, conciencia e personalidad. Editorial Pueblo y Educacion.

Leontiev, A. N. (2014). Uma contribuição à teoria de desenvolvimento da psique infantil. In L. S. Vigotski, A. R. Luria, & A. Leontiev, Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem (pp. 59-83). Ícone.

Longarezi, A. M., & Franco, P. L. J. (2013). Leontiev: A vida e a obra do psicólogo da atividade. In A.M. Longarezi, & R. V. Puentes (Orgs.), Ensino desenvolvimental: Vida, pensamento e obra dos principais representantes russos (pp. 68-110). Edufu.

Lopes, A. R. L. V. (2009). Aprendizagem da docência em matemática: O Clube de Matemática como espaço de formação inicial de professores. Editora Universidade de Passo Fundo.

Lopes, A. R. L. V. (2019). Processos formativos e a aprendizagem da docência: Alguns princípios orientadores. In M. T. C. Trevisol, N. Feldkercher, & D. P. Pensin (Orgs.), Diálogos sobre formação docente e práticas de ensino (pp. 107-134). Mercado de Letras.

Maldaner, O. A. (2000). A formação inicial e continuada de professores de química: Professores/pesquisadores (Coleção Educação em Química). Editora Unijuí.

Ministério da Educação. (2017). Base Nacional Comum Curricular. MEC.

Moura, M. O. (1997). A atividade de ensino como unidade formadora. Bolema: Boletim de Educação Matemática, 11(12), 29-43.

Moura, M. O. (2000). O educador matemático na coletividade de formação: Uma experiência com a escola pública [Tese de livre-docência em Metodologia do Ensino de Matemática]. Universidade de São Paulo.

Nóvoa, A. (Coord.). (1992). Os professores e a sua formação. Dom Quixote.

Rigon, A. J., Asbahr, F. da S. F., & Moretti, V. D. (2010). Sobre o processo de humanização. In M. O. de Moura (Org.), A atividade pedagógica na teoria histórico-cultural. Liber Livro.

Vigotski, S. A. (1994). Formação social da mente: O desenvolvimento dos processos psicológicos superiores (5a ed.). Martins Fontes.

Vigotski, S. A. (2008). Pensamento e linguagem (4a ed.). Martins Fontes.

Publicado

03-07-2023

Como Citar

Almeida, C. de ., & Lopes, A. R. L. V. (2023). O espaço formativo compartilhado: Perspectivas para a formação de professores. Cadernos De Pesquisa, 53, e09857. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/9857

Edição

Seção

Formação e Trabalho Docente