Eu, nós e os outros: Desafios docentes para ensinar

Autores

Palavras-chave:

Processo de ensino-aprendizagem, Docência, Dificuldades de aprendizagem

Resumo

O enfrentamento reflexivo-discursivo das aporias pedagógicas é uma possibilidade de pensar o aprender e o não aprender de estudantes. A pergunta que guia este trabalho é a seguinte: considerando nossas experiências de dificuldades como alunos, que estilo de docência possibilitou que nossos professores obtivessem sucesso em nossas aprendizagens? Reflete-se acerca da pertinência do enfrentamento pensante das aporias pedagógicas nos processos de aprender/não aprender de estudantes escolares. Organiza-se a reflexão em seis passos, com a intenção de sustentar que o sucesso pedagógico dos professores com alunos com ritmos singulares de aprendizagem passa pelo reconhecimento e pelo enfrentamento das aporias inerentes ao processo educativo.

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Biografia do Autor

Livio Osvaldo Arenhart, Universidade Federal de Fronteira Sul (UFFS), Cerro Largo (SC), Brasil

Doutor e Mestre em Filosofia pela PUCRS, licenciado em Filosofia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí), licenciado em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora Imaculada Conceição (FAFIMC-RS), com estágio pós-doutoral em Educação pelo PPGEC/Unijuí e em Direito pelo PPG da Universidade Regional Integrada do Alto do Uruguai e das Missões (URI). É professor associado de Filosofia na Universidade Federal da Fronteira do Sul (UFFS), Campus Cerro Largo.

Martin Kuhn, Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó), Chapecó (SC), Brasil

Doutor em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Inujuí-RS) e pela Universidad Autónoma de Madrid. Realizou estágio pós-doutoral em Educação pelo PPGEC/Unijuí. Professor do Programa de  Pós-Graduação em Educação da Universidade Comunitária da Região de Chapecó.

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Publicado

09-05-2023

Como Citar

Arenhart, L. O., & Kuhn, M. (2023). Eu, nós e os outros: Desafios docentes para ensinar. Cadernos De Pesquisa, 53, e09601. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/9601

Edição

Seção

Formação e Trabalho Docente