Indução docente em revisão: sentidos concorrentes e práticas prevalecentes

Autores

Palavras-chave:

Formação de Professores, Indução Docente , Desenvolvimento Profissional , Revisão de Literatura

Resumo

O artigo apresenta uma síntese integrativa de concepções, políticas e práticas de indução docente durante o período de inserção de professores na carreira, tendo por base uma revisão sistemática de literatura. Conduziu-se tal revisão na intenção de: analisar as tendências de indução docente inscri­tas na produção internacional da área; discutir as relações de correspondência, integração e indepen-dência entre mentoria e indução; compreender o lugar das políticas e programas de indução profissional docente no âmbito das pesquisas localizadas; e, finalmente, sistematizar a produção de co­nhecimentos sobre o tema com referências às teorizações e abordagens metodológicas prevalecentes.

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Biografia do Autor

Giseli Barreto da Cruz, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro (RJ), Brasil

Doutora em Educação pela PUC-Rio. Professora da Faculdade de Educação da UFRj, membro do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e coordenadora do GEPED - Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática e Formação de Professores. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq e Cientista do Nosso Estado da Faperj.

 

Elana Cristiana dos Santos Costa, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro (RJ), Brasil

Mestre em Educação pela UFRJ. Doutoranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRJ. Pesquisadora vinculada ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática e Formação de Professores (GEPED). Professora da Rede Municipal de Educação de Niterói/RJ

Marilza Maia de Souza Paiva, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro (RJ), Brasil

Professora do Colégio Pedro II. Doutoranda em Educação pela UFRJ, vinculada ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática e Formação de Professores (GEPED). Possui graduação em Português/Latim pela UERJ (2006), Especialização em Língua Portuguesa (UERJ-2007) e mestrado em Letras pela UERJ (2010).

Teo Bueno de Abreu, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro (RJ), Brasil

Possui graduação em Ciências Biológicas pela UFRJ (2003) e mestrado e Doutorado em Educação em Ciências e Saúde pela UFRJ (2007, 2014). É professor da UFRJ fazendo parte do corpo docente da UFRJ/Campus Macaé.

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Publicado

01-09-2022

Como Citar

Cruz, G. B. da, Costa, E. C. dos S., Paiva, M. M. de S., & Abreu, T. B. de. (2022). Indução docente em revisão: sentidos concorrentes e práticas prevalecentes . Cadernos De Pesquisa, 52, e09072. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/9072

Edição

Seção

Formação e Trabalho Docente