Acesso à creche nos municípios do Brasil: possibilidades para o monitoramento

Autores

Palavras-chave:

Creche, Acesso à escola, Taxa de atendimento escolar, Direito à educação

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar possibilidades de monitoramento do acesso à creche no nível municipal. Como estratégia metodológica foram calculadas taxas de atendimento escolar utilizando-se dados de matrículas obtidos no censo escolar e dados populacionais calculados a partir da metodologia de correlação de razões. Os resultados demonstraram que, em média, os municípios atendem 32,2% das crianças com até três anos, sendo evidenciadas desigualdades no acesso relacionadas à localização e ao contexto socioeconômico. A metodologia utilizada revelou potencial para auxiliar no monitoramento anual do acesso à creche em municípios do país.

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Biografia do Autor

Sandra Zákia Sousa, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo (SP), Brasil

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1975), mestrado em Educação: Currículo, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1986) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1994). Atualmente é professora colaboradora da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política, Planejamento e Avaliação Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: politica educacional, avaliação educacional, avaliação escolar e ensino.

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Publicado

22-12-2022

Como Citar

Couto, A. A. A. ., & Sousa, S. M. Z. L. . (2022). Acesso à creche nos municípios do Brasil: possibilidades para o monitoramento. Cadernos De Pesquisa, 52, e09025. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/9025

Edição

Seção

Políticas Públicas, Avaliação e Gestão