O debate atual sobre os paradigmas de pesquisa em educação

Autores

  • Alda Judith Alves-Mazzotti UFRJ

Palavras-chave:

Paradigmas Metodológicos, Pós-Positivismo, Teoria, Crítica, Construtivismo

Resumo

O artigo focaliza o debate sobre os paradigmas utilizados na pesquisa em educação, apontando alguns dos equívocos que caracterizam tal debate na década passada e indicando as tendências observadas nos trabalhos mais recentes dedicados à questão metodológica. Os três paradigmas considerados como sucessores do positivismo - pós-positivista teórico-crítico e construtivista - são brevemente discutidos, analisando-se seus pressupostos ontológicos e epistemológicos e seus aspectos metodológicos básicos, bem como as diferentes posições sobre as possibilidades de acomodação entre paradigmas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alda Judith Alves-Mazzotti, UFRJ

Downloads

Publicado

29-02-1996

Como Citar

Alves-Mazzotti, A. J. (1996). O debate atual sobre os paradigmas de pesquisa em educação. Cadernos De Pesquisa, (96), 15–23. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/810

Edição

Seção

Artigos