Educação e democracia: do risco de desarticulação a uma recomposição crítica
Palavras-chave:
Educação, Democracia, EscolasResumo
Retornando a um tema que é um clássico em teoria da educação, o presente artigo procura respostas fundamentadas para um problema atual: a erosão da relação entre educação e democracia e o risco de assistirmos, se nada for feito, a uma desarticulação de ambas nos contextos em que a neoliberalização levou mais longe a economização de esferas e atividades, incluindo as não diretamente económicas. Voltado para as instituições escolares, e partindo da análise criteriosa desse fenómeno, o artigo aponta para uma recomposição crítica do alinhamento entre educação e democracia, especificando o que isso implica no percurso educativo dos mais novos nas escolas realmente existentes.
Downloads
Referências
APPADURAI, Arjun. O cansaço da democracia. In: GEISELBERGER, Heinrich (ed.). O grande retrocesso. Lisboa: Objectiva, 2017. p. 17-31.
APPLE, Michael. Creando educación democrática en tiempos neoliberales y neoconservadores. Praxis, La Pampa, Argentina, n. 17, p. 27-35, 2013.
BARBOSA, Manuel. Educação e desafios da multiculturalização: uma pedagogia da sociedade civil. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 40, n. 141, p. 993-1023, set./dez. 2010.
BARCENA, Fernando. La re-politización del discurso cívico: una mirada filosófica. In: REVILLA, Fidel (coord.). Educación y ciudadanía: valores para una sociedad democrática. Madrid: Biblioteca Nueva, 2006. p. 75-79.
BAUMAN, Zygmunt. Modernidad líquida. México: Fondo de Cultura Económica, 2003.
BROWN, Wendy. Les habits neufs de la politique mondiale: néolibéralisme et néo-conservatisme. Paris: Les Prairies Ordinaires, 2007.
BROWN, Wendy. El pueblo sin atributos: la secreta revolución del neoliberalismo. Barcelona: Malpaso, 2016.
CALISKAN, Koray; CALLON, Michel. Economization, part 1: Shifting attention from the economy towards processes of economization. Economy and Society, v. 38, n. 3, p. 369-398, Aug. 2009.
CAMPS, Victoria. Democracia sin ciudadanos: la construcción de la ciudadanía en las democracias liberales. Madrid: Trotta, 2010.
CHOMSKY, Noam. Entretanto, tudo corre bem aos ricos e poderosos. In: CHOMSKY, Noam; POLYCHRONIOU, Chronis (ed.). Otimismo e não desespero. Amadora: Elsinore, 2017. p. 82-89.
CHURCHILL, Winston. House of Commons, 11 November 1947. Disponível em: https://winstonchurchill.org/resources/quotes/the-worst-form-of-government/. Acesso em: 17 fev. 2020.
CROUCH, Colin. Posdemocracia. Madrid: Taurus, 2004.
DAHRENDORF, Ralf. Después de la democracia. Barcelona: Crítica, 2002.
DEWEY, John. Democracia e educação. Lisboa: Didáctica, 2007.
DÍEZ GUTIÉRREZ, Enrique. La revuelta educativa “neocon”. Gijón: Trea Ensayos, 2019.
EATWELL, Roger; GOODWIN, Matthew. Nacionalpopulismo: por qué está triunfando y de qué forma es un reto para la democracia. Barcelona: Península, 2019.
EUROPEAN COMMUNITIES. A memorandum on lifelong learning. Brussels: Comission of the European Communities, 2000.
EUROPEAN COMMUNITIES. It is always good time to learn. Brussels: Comission of the European Communities, 2007.
FASSIN, Éric. Populismo de izquierdas y neoliberalismo. Barcelona: Herder, 2018.
FEHER, Michel. S’apprécier, ou les aspirations du capital humain. Raisons Politiques, n. 28, p. 11-31, nov. 2007.
FERNÁNDEZ LIRIA, Carlos; GARCÍA FERNÁNDEZ, Olga; GALINDO FERRÁNDEZ, Enrique. Escuela o barbárie: entre el neoliberalismo salvaje y el delirio de la izquierda. Madrid: Akal, 2017.
FINCHELSTEIN, Federico. Do fascismo ao populismo na história. Lisboa: Edições 70, 2019.
FOA, Roberto; MOUNK, Yascha. The democratic disconnect. Journal of Democracy, v. 27, n. 3, p. 5-17, 2016.
FOA, Roberto; MOUNK, Yascha. The signs of deconsolidation. Journal of Democracy, v. 28, n. 1, p. 5-15, 2017.
FOUCAULT, Michel. Naissance de la biopolitique. Gallimard: Paris, 2004.
FREEDOM HOUSE. Freedom in the world: democracy in crisis. Freedom House, 2018. Disponível em: https://freedomhouse.org/sites/default/files/FH_FITW_Report_2018_Final_SinglePage.pdf. Acesso em: 7 fev. 2020.
GUILHERME, Manuela. Is there a role for critical pedagogy in language/culture studies? An interview with Henry A. Giroux. Language and Intercultural Communication, v. 6, n. 2, p. 163-175, 2006.
HARVEY, David. Breve historia del neoliberalismo. Madrid: Akal, 2007.
JACKSON, Tim. Prosperidad sin crecimiento: economía para un planeta finito. Barcelona: Icaria, 2011.
LILLA, Mark. De esquerda, agora e sempre: para além das políticas identitárias. Lisboa: Tinta da China, 2018.
MASON, Paul. Um futuro livre e radioso: uma defesa apaixonada da humanidade. Lisboa: Objectiva, 2019.
MOUNK, Yascha. El pueblo contra la democracia. Barcelona: Paidós, 2018.
POLYCHRONIOU, Chronis. Os perigos de uma educação gerida por mercados. In: CHOMSKY, Noam; POLYCHRONIOU, Chronis (ed.). Otimismo e não desespero. Amadora: Elsinore, 2017. p. 185-189.
PORTUGAL. Direção-Geral da Educação. Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, 2017. Disponível em: https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Projetos Curriculares/Aprendizagens Essenciais/estrategia cidadania original.pdf. Acesso em: 14 fev. 2020.
ROSANVALLON, Pierre. La société des égaux. Paris: Seuil, 2011.
RUNCIMAN, David. Así termina la democracia. Barcelona: Paidós, 2019.
SCHNAPPER, Dominique. L’esprit démocratique des lois. Paris: Gallimard, 2014.
SEMPERE, Joaquim. Mejor con menos. Barcelona: Crítica, 2009.
STREECK, Wolfgang. Como terminará el capitalismo? Madrid: Traficantes de Sueños, 2017.
TORRES SANTOMÉ, Jurjo. Políticas educativas y construcción de personalidades neoliberales y neocolonialistas. Madrid: Morata, 2017.
URBINATI, Nadia. Democracy disfigured: opinion, truth, and the people. Cambridge: Harvard University Press, 2014.
YOUNG, Michael. Por que o conhecimento é importante para as escolas do século XXI. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 46, n. 159, p. 18-37, jan./mar. 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Cadernos de Pesquisa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).