Relações e condições de trabalho dos professores paulistas (1995-2018)

Autores

Palavras-chave:

Profissão Docente, Condições de Trabalho, Salário, Carreira Profissional

Resumo

Neste artigo são analisadas as relações e condições de trabalho do professor da rede estadual paulista, destacando-se as formas de admissão, a progressão na carreira, o vencimento básico e a jornada de trabalho durante o período de 1995 a 2018. O artigo apresenta uma síntese dos dados obtidos por meio de pesquisa bibliográfica, estudo documental com base na legislação nacional e estadual e análise de dados estatísticos. Conclui-se que o período analisado foi caracterizado por uma política de desvalorização do trabalho docente expresso no grande número de professores contratados em caráter temporário, nos frágeis critérios de movimentação na carreira, no vencimento base abaixo do piso salarial e no descumprimento stricto sensu da composição da jornada expressa na Lei do Piso.

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Biografia do Autor

Andreza Barbosa, Centro Universitário Salesiano de São Paulo (Unisal), Americana (SP), Brasil.

Doutora em Educação Escolar pela UNESP, Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da USP, Licenciada em Pedagogia pela UNESP. Atualmente é docente do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL). Pesquisa políticas educacionais, trabalho docente e gestão escolar.

Márcia Aparecida Jacomini, Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), São Paulo (SP), Brasil.

Doutora em Educação. Professora do Departamento de Educação da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo. Pesquisa políticas educacionais e gestão escolar.

Maria José da Silva Fernandes, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Bauru (SP), Brasil.

Professora do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista - Unesp-Bauru; professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar  da Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista - Unesp-Araraquara.  

João Batista Silva dos Santos, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo (SP), Brasil.

Licenciado em Física e Mestre em Educação - UNIFESP, desenvolve doutorado pela FEUSP e atua como professor da educação básica na rede pública estadual de São Paulo e como professor do ensino superior no curso de Pedagogia da Faculdade Zumbi dos Palmares.

Ana Paula Santiago do Nascimento, Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), São Paulo (SP), Brasil.

Doutora e Mestre em Educação pela Universidade de São Paulo (USP) e Licenciada em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é professora da educação básica, técnica e tecnológica da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional.

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Publicado

08-10-2020

Como Citar

Barbosa, A., Jacomini, M. A., Fernandes, M. J. da S., Santos, J. B. S. dos, & Nascimento, A. P. S. do. (2020). Relações e condições de trabalho dos professores paulistas (1995-2018). Cadernos De Pesquisa, 50(177), 790–812. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/7105

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