Dispositivo de avaliação educacional do Ceará: a (in)visibilidade dos estudantes deficientes

Autores

  • Eric Passone Universidade Cidade de São Paulo (Unicid), São Paulo (SP), Brasil
  • Karlane Holanda Araújo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), campus Paracuru (CE), Brasil

Palavras-chave:

Educação Especial, Avaliação em Larga Escala, Accountability, Exclusão Escolar

Resumo

Este artigo trata do paradoxo da inclusão escolar na política de avaliação da educação básica do estado do Ceará, unidade federativa que se destaca entre os sistemas estaduais de ensino do país em termos de indicadores de proficiência no ensino fundamental, embora haja no interior de seu sistema um dispositivo normativo que deduz do cálculo da avaliação o desempenho dos estudantes deficientes, gerando um estado de “exclusão interna” ao sistema escolar. A partir do debate acerca das políticas de avaliação como mecanismo de gestão educacional no contexto nacional e da observação de estudos que apontam a tendência excludente da avaliação em larga escala em relação à educação inclusiva, aborda-se um dispositivo de lei que promove a exclusão da educação especial dos resultados provenientes das avaliações do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece).

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Biografia do Autor

Eric Passone, Universidade Cidade de São Paulo (Unicid), São Paulo (SP), Brasil

Formado em Psicologia pela Universidade Metodista de Piracicaba (1997-2002); Mestre e Doutor em Educação pela Unicamp (2005-2012). Trabalhou como psicólogo em programa socioeducativo para crianças e adolescentes em situação vulnerabilidade e como coordenador de projetos educacionais, junto ao poder executivo do município de Piracicaba (2002-2005). Lecionou disciplinas de Psicologia Social, Psicologia e Educação, Psicologia, Cultura e Educação, Psicologia da Comunicação e Psicologia Aplicada ao Direito na Universidade Metodista de Piracicaba (2009-2013). Desenvolveu seu pós-doutorado na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo(2013-2016), sob Supervisão do Dr. Leandro de Lajonquière. Atualmente é professor do Programa de Pós-Graduação em Educação e Vice Coordenador do Programa de Mestrado Profissional em Gestão Educacional da Universidade da Cidade de São Paulo, além de Pesquisador Associado ao Núcleo de Estudos de Políticas Públicas da Universidade de Campinas.

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Publicado

18-11-2019

Como Citar

Passone, E., & Araújo, K. H. (2019). Dispositivo de avaliação educacional do Ceará: a (in)visibilidade dos estudantes deficientes. Cadernos De Pesquisa, 50(175), 136–159. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/6824

Edição

Seção

Artigos