Ações afirmativas na pós-graduação stricto sensu: análise da Universidade Federal do Paraná
Palavras-chave:
ação afirmativa, pós-graduação, relações raciais, Universidade Federal do ParanáResumo
O artigo discute a distribuição por cor/raça de docentes e discentes nos programas de pós-graduação stricto sensu da Universidade Federal do Paraná (UFPR), analisando a extensão da hegemonia branca e em que medida a população negra conseguiu ascender ao espaço da pós-graduação. Nos três níveis acadêmicos (doutorado, mestrado acadêmico e mestrado profissional), há sub-representação da população negra nos corpos discente e docente. No corpo docente, espaço de poder acadêmico, a sub-representação de negros é maior e sua presença é residual ou praticamente inexistente em alguns programas. Os dados demonstram a alta desigualdade racial nos programas de pós-graduação stricto sensu da UFPR, o que justifica a criação de políticas de ações afirmativas em seus outros níveis acadêmicos além da graduação.
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