Ações afirmativas na pós-graduação stricto sensu: análise da Universidade Federal do Paraná

Autores

  • Ana Crhistina Vanali Universidade Federal do Paraná – UFPR, Curitiba, Paraná, Brasil http://orcid.org/0000-0002-0578-3118
  • Paulo Vinicius Baptista da Silva Universidade Federal do Paraná – UFPR, Curitiba, Paraná, Brasil

Palavras-chave:

ação afirmativa, pós-graduação, relações raciais, Universidade Federal do Paraná

Resumo

O artigo discute a distribuição por cor/raça de docentes e discentes nos programas de pós-graduação stricto sensu da Universidade Federal do Paraná (UFPR), analisando a extensão da hegemonia branca e em que medida a população negra conseguiu ascender ao espaço da pós-graduação. Nos três níveis acadêmicos (doutorado, mestrado acadêmico e mestrado profissional), há sub-representação da população negra nos corpos discente e docente. No corpo docente, espaço de poder acadêmico, a sub-representação de negros é maior e sua presença é residual ou praticamente inexistente em alguns programas. Os dados demonstram a alta desigualdade racial nos programas de pós-graduação stricto sensu da UFPR, o que justifica a criação de políticas de ações afirmativas em seus outros níveis acadêmicos além da graduação.

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Biografia do Autor

Ana Crhistina Vanali, Universidade Federal do Paraná – UFPR, Curitiba, Paraná, Brasil

Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Pós-Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professora na Faculdades da Indústria/Sistema FIEP.

Paulo Vinicius Baptista da Silva, Universidade Federal do Paraná – UFPR, Curitiba, Paraná, Brasil

Possui Bacharelado e Licenciatura em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná (1991), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (1996) e Doutorado em Psicologia (Psicologia Social) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005). Foi Editor da Educar em Revista (2009-2011), Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação (2011-2012), coordenador do GT Educação e Relações Raciais da ANPED (2010-2011), vice-coordenador do mesmo GT (2008-2009; 2012-2013), representante da Região Sul na Diretoria da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN – 2010-2012). Atualmente é bolsista produtividade 2 do CNPQ, atua no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE-UFPR) e Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB-UFPR). Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: relações raciais, racismo, políticas afirmativas, construção social da infância, políticas para a infância.

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Publicado

30-04-2019

Como Citar

Vanali, A. C., & Silva, P. V. B. da. (2019). Ações afirmativas na pós-graduação stricto sensu: análise da Universidade Federal do Paraná. Cadernos De Pesquisa, 49(171), 86–108. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/5911

Edição

Seção

Artigos