Educação sexual em escolas brasileiras: revisão sistemática da literatura

Autores

  • Milene Fontana Furlanetto Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), São Leopoldo (RS), Brasil
  • Franciele Lauermann Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), São Leopoldo (RS), Brasil
  • Cristofer Batista da Costa Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), São Leopoldo (RS), Brasil
  • Angela Helena Marin Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), São Leopoldo (RS), Brasil http://orcid.org/0000-0002-8056-8661

Palavras-chave:

Revisão de Literatura, Educação Sexual, Escola, Sexualidade

Resumo

No presente estudo, realizou-se uma revisão sistemática da literatura sobre educação sexual em escolas brasileiras, a fim de identificar suas principais características, temas abordados e profissionais responsáveis pelas ações. A pesquisa resultou em 24 artigos empíricos publicados entre 2010-2016, obtidos nas bases Educ@, Science Direct, MEDLINE, LILACS e SciELO. Constatou-se que as ações revisadas não atendem ao preconizado nos Parâmetros Curriculares Nacionais quanto à transversalização do tema. Destaca-se a necessidade de avançar no seu debate e investir em capacitação docente com vistas a transformar padrões sexuais discriminatórios e promover uma cultura de prevenção em saúde no ambiente escolar.

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Biografia do Autor

Milene Fontana Furlanetto, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), São Leopoldo (RS), Brasil

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2015) e graduação em Farmácia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2007). Especialista em Terapia Familiar Sistêmica pelo Centro de Estudo da Família e do Indivíduo (CEFI). Mestranda em Psicologia Clínica pela Unisinos. Psicóloga Clínica no Centro Érica Andrade, em Porto Alegre, realizando atendimentos individuais, de casal ou familiares.

Franciele Lauermann, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), São Leopoldo (RS), Brasil

Acadêmica  do curso de Psicologia na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) e bolsista de iniciação cientifica no PPG-Psicologia da mesma instituição.

Cristofer Batista da Costa, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), São Leopoldo (RS), Brasil

Graduação em Psicologia pela Faculdade Meridional IMED; Especialista em Dinâmica das Relações Conjugais e Familiares (IMED); Mestre em Psicologia Clínica pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS; Doutorando em Psicologia Clínica (UNISINOS); Bolsista Integral CAPES. Docente e Psicólogo Clínico no Centro de Estudos da Família e do Indivíduo (CEFI), onde trabalha com Avaliação Psicológica e Psicoterapia Individual, Conjugal e Familiar. Membro do Núcleo de Avaliação Psicológica do CEFI e do Núcleo de Estudos de Casal e Família (UNISINOS), onde são realizadas pesquisas sobre conflitos conjugais, estratégias de resolução de conflito; relações familiares, conjugais, parentais e coparentais.

Angela Helena Marin, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), São Leopoldo (RS), Brasil

Possui graduação em psicologia pela Universidade Federal de Santa Maria (2002), licenciatura em psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007), especialização em psicologia clínica pelo Instituto da Família de Porto Alegre (2008), mestrado (2004) e doutorado (2009) em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é psicóloga clínica e professora dos cursos de graduação e pós-graduação em psicologia da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em psicologia clínica e do desenvolvimento humano, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento social na infância e adolescência, família e processos de prevenção e promoção da saúde.

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Publicado

13-07-2018

Como Citar

Furlanetto, M. F., Lauermann, F., Costa, C. B. da, & Marin, A. H. (2018). Educação sexual em escolas brasileiras: revisão sistemática da literatura. Cadernos De Pesquisa, 48(168), 550–571. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/5084

Edição

Seção

Artigos