Sexual education in brazilian education: Systematic revision of the literature

Authors

  • Milene Fontana Furlanetto Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), São Leopoldo (RS), Brasil
  • Franciele Lauermann Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), São Leopoldo (RS), Brasil
  • Cristofer Batista da Costa Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), São Leopoldo (RS), Brasil
  • Angela Helena Marin Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), São Leopoldo (RS), Brasil http://orcid.org/0000-0002-8056-8661

Keywords:

Literature Review, Sexual Education, School, Sexuality

Abstract

The present study conducted a systematic review of the literature on sexuality education in Brazilian schools, in order to identify its main characteristics, topics addressed and professionals involved. The research resulted in 24 empirical articles published between 2010-2016, obtained from Educ@, Science Direct, MEDLINE, LILACS and SciELO databases. It was determined that the actions reviewed do not meet the recommendations of the Parâmetros Curriculares Nacionais [National Curricular Parameters] regarding the mainstreaming of the theme. It is important to emphasize the need to extend this debate and to invest in teacher training with a view to transforming discriminatory sexual patterns and promoting a culture of prevention in health in the school environment.

 

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Author Biographies

Milene Fontana Furlanetto, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), São Leopoldo (RS), Brasil

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2015) e graduação em Farmácia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2007). Especialista em Terapia Familiar Sistêmica pelo Centro de Estudo da Família e do Indivíduo (CEFI). Mestranda em Psicologia Clínica pela Unisinos. Psicóloga Clínica no Centro Érica Andrade, em Porto Alegre, realizando atendimentos individuais, de casal ou familiares.

Franciele Lauermann, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), São Leopoldo (RS), Brasil

Acadêmica  do curso de Psicologia na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) e bolsista de iniciação cientifica no PPG-Psicologia da mesma instituição.

Cristofer Batista da Costa, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), São Leopoldo (RS), Brasil

Graduação em Psicologia pela Faculdade Meridional IMED; Especialista em Dinâmica das Relações Conjugais e Familiares (IMED); Mestre em Psicologia Clínica pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS; Doutorando em Psicologia Clínica (UNISINOS); Bolsista Integral CAPES. Docente e Psicólogo Clínico no Centro de Estudos da Família e do Indivíduo (CEFI), onde trabalha com Avaliação Psicológica e Psicoterapia Individual, Conjugal e Familiar. Membro do Núcleo de Avaliação Psicológica do CEFI e do Núcleo de Estudos de Casal e Família (UNISINOS), onde são realizadas pesquisas sobre conflitos conjugais, estratégias de resolução de conflito; relações familiares, conjugais, parentais e coparentais.

Angela Helena Marin, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), São Leopoldo (RS), Brasil

Possui graduação em psicologia pela Universidade Federal de Santa Maria (2002), licenciatura em psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007), especialização em psicologia clínica pelo Instituto da Família de Porto Alegre (2008), mestrado (2004) e doutorado (2009) em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é psicóloga clínica e professora dos cursos de graduação e pós-graduação em psicologia da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em psicologia clínica e do desenvolvimento humano, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento social na infância e adolescência, família e processos de prevenção e promoção da saúde.

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Published

2018-07-13

How to Cite

Furlanetto, M. F., Lauermann, F., Costa, C. B. da, & Marin, A. H. (2018). Sexual education in brazilian education: Systematic revision of the literature. Cadernos De Pesquisa, 48(168), 550–571. Retrieved from https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/5084

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