Desafios do ensino médio no Brasil: iniciativas das secretarias de educação

Autores

  • Gisela Lobo B. P. Tartuce Fundação Carlos Chagas (FCC), São Paulo (SP), Brasil
  • Gabriela Miranda Moriconi Fundação Carlos Chagas (FCC), São Paulo (SP), Brasil
  • Claudia L. F. Davis Fundação Carlos Chagas (FCC) e Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), São Paulo (SP), Brasil
  • Marina M. R. Nunes Fundação Carlos Chagas (FCC) e Colégio Santa Cruz, São Paulo (SP), Brasil

Palavras-chave:

Ensino Médio, Políticas Educacionais, Currículos, Juventude

Resumo

Este artigo traz parte dos resultados de uma pesquisa que, desenvolvida durante 2014 e 2015, procurou construir um diagnóstico sobre políticas educacionais para o ensino médio – especialmente as curriculares –, valendo-se, para tanto, de informações pesquisadas junto aos estados brasileiros e ao Distrito Federal, os maiores responsáveis pela oferta desse nível de ensino. Os dados foram coletados por meio de: documentos e disposições legais vigentes; questionários às equipes responsáveis pelo ensino médio nas secretarias de educação de todos os estados do país; e entrevistas qualitativas realizadas junto a uma amostra de dez secretarias dentre as 27. Neste texto especificamente, o objetivo é apresentar e analisar algumas iniciativas que os entes federados têm desenvolvido para atrair e manter os jovens nesse nível de ensino.

 

 

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Publicado

13-07-2018

Como Citar

Tartuce, G. L. B. P., Moriconi, G. M., Davis, C. L. F., & Nunes, M. M. R. (2018). Desafios do ensino médio no Brasil: iniciativas das secretarias de educação. Cadernos De Pesquisa, 48(168), 478–504. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/4896

Edição

Seção

Artigos