Educação e alteridade em contexto de sociedade multicultural

Autores

  • Hans-Georg Flickinger Universität Kassel, Alemanha

Palavras-chave:

Educação Multicultural, Alteridade, Profissionalismo Pedagógico, reflexividade

Resumo

A Educação vê-se desafiada pela heterogeneidade crescente da sociedade contemporânea. Preparar os jovens para o convívio de tradições culturais diferentes torna-se sua tarefa cada vez mais importante. À base da comparação com os conceitos do exótico e da estranheza, o artigo destaca a relação de alteridade como diretriz que aponta a necessária postura pedagógica para cumprir essa tarefa: reconhecer o direito do outro de ser diferente e responsabilizar-se pela sua integração sociocultural. Assim, a relação de alteridade reafirma a conotação eminentemente ética da tarefa educacional e o campo educativo como campo da experiência social. É entre os extremos do profissionalismo objetivo e a afetividade subjetiva que a relação de alteridade contribui para a construção de um espaço social produtivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

FLICKINGER, Hans-Georg. Autonomia e reconhecimento – dois conceitos chave na formaçao. Revista Educação, Porto Alegre, v. 34, n. 1, p. 7-12, jan./abr. 2011.

FLICKINGER, Hans-Georg. Gadamer & a Educação. Belo Horizonte: Autentica, 2014.

HEIDEGGER, Martin. Über den Humanismus. 10. ed. Frankfurt/M.: V. Klostermann, 2000.

HERMANN, Nadja. A educaçao e a questao multicultural: aproximaçoes na perspectiva de Habermas. In: MÜHL, Eldon H.; GOMES, Luiz R.; ZUIN, Antonio A. Soares (Org.). Teoria crítica, filosofia e educação: homenagem a Pedro L. Goergen. Passo Fundo: EDUPF, 2014. p. 225-240.

LEVINAS, Emmanuel. Entre nós: ensaios sobre a alteridade. Petrópolis: Vozes, 2005.

SOUZA NETO, Joao Clemente de et al. (Org.). Pedagogia social. Sao Paulo: Expressao e Arte, 2009.

WEBER, Max. Wirtschaft und gesellschaft. Tübingen: Mohr-Verlag, 1922.

Downloads

Publicado

21-03-2018

Como Citar

Flickinger, H.-G. (2018). Educação e alteridade em contexto de sociedade multicultural. Cadernos De Pesquisa, 48(167), 136–149. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/4688

Edição

Seção

Tema em Destaque - Alteridade e Educação