Formação acadêmica e atuação profissional de docentes em educação: USP e Unicamp

Autores

  • Helena Sampaio Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas – Unicamp –, Campinas, São Paulo, Brasil
  • Ilara Sanchez Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Campinas – Unicamp –, Campinas, São Paulo, Brasil

Palavras-chave:

Ensino Superior, Professores, Setor Público, Setor Privado

Resumo

A partir do estudo das trajetórias de formação acadêmica e profissional de docentes de duas universidades públicas paulistas, o artigo aborda a relação entre setor público e setor privado no sistema de ensino superior no Brasil e, em especial, no sistema paulista. A fonte de dados é o banco de currículos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq – Plataforma Lattes. Com base nos resultados, apontamos: i) o imbricamento das trajetórias individuais de formação acadêmica e de atuação profissional dos docentes pesquisados com os processos de expansão e diferenciação da oferta de ensino superior no país; ii) a existência de padrões de circulação dos docentes pesquisados no sistema nacional de ensino superior, os quais revelam acentuadas endogenia acadêmica e hierarquização das instituições públicas e privadas.

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Biografia do Autor

Helena Sampaio, Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas – Unicamp –, Campinas, São Paulo, Brasil

Docente da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas – Unicamp

Ilara Sanchez, Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Campinas – Unicamp –, Campinas, São Paulo, Brasil

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Campinas – Unicamp

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Publicado

06-12-2017

Como Citar

Sampaio, H., & Sanchez, I. (2017). Formação acadêmica e atuação profissional de docentes em educação: USP e Unicamp. Cadernos De Pesquisa, 47(166), 1268–1291. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/4495

Edição

Seção

Artigos