Cultura digital e diversidade: perspectivas de discursos de políticas TIC-educação

Autores

  • Georgina Vivanco Setor de Educação Superior, Divisão de Educação Profissional, Departamento Regional do Senac-Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil
  • Jorge Gorostiaga Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas –Conicet–, Argentina; Universidad Nacional de San Martín, Buenos Aires, Argentina; Universidad Torcuato Di Tella, Buenos Aires, Argentina

Palavras-chave:

Políticas Educacionais, Cartografia Social, TIC, Educação

Resumo

Este artigo apresenta uma pesquisa que busca compreender como se representa a diversidade cultural e o novo ecossistema de comunicação da emergente cultura digital nos discursos que orientam as políticas de Tecnologias da Informação e Comunicação – TIC – na educação, no Brasil, Argentina e Chile. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que utiliza a análise do discurso como método de análise e a cartografia social como forma de representar o campo intertextual. São mapeadas as perspectivas discursivas a partir da relação entre diversidade cultural e cultura digital, e ressalta-se a necessidade da pertinência cultural das iniciativas TIC na educação, assim como do reconhecimento da cultura digital como uma diversidade cultural no desenho das políticas educacionais.

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Biografia do Autor

Georgina Vivanco, Setor de Educação Superior, Divisão de Educação Profissional, Departamento Regional do Senac-Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil

Dra em Ciências da Educação

Setor de Educação Superior - Divisão de Educação Profissional- SENAC-SC

Jorge Gorostiaga, Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas –Conicet–, Argentina; Universidad Nacional de San Martín, Buenos Aires, Argentina; Universidad Torcuato Di Tella, Buenos Aires, Argentina

Doctor em Análise Social e Comparado da Educação (University of Pittsburgh). Professor Associado na Escola de Humanidades, Universidad Nacional de San Martín (Buenos Aires). Pesquisador dol CONICET e Professor de Pos-graduação na Área de Educação da Universidad Torcuato Di Tella.

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Publicado

13-09-2017

Como Citar

Vivanco, G., & Gorostiaga, J. (2017). Cultura digital e diversidade: perspectivas de discursos de políticas TIC-educação. Cadernos De Pesquisa, 47(165), 1016–1043. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/4261

Edição

Seção

Artigos