Infraestrutura escolar e espaço físico em educação: o estado da arte

Autores

  • Jauri dos Santos Sá Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos –, São Leopoldo, Rio Grande do Sul, Brasil
  • Flávia Obino Corrêa Werle Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos –, São Leopoldo, Rio Grande do Sul, Brasil

Palavras-chave:

Infraestrutura Escolar, Espaço Físico, Estado da Arte

Resumo

Levantamento da produção acadêmica de Programas de Pós-graduação em Educação a partir da consulta aos bancos de dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes – e da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações – BDTD. Foi utilizada abordagem qualitativa pautada na análise de conteúdo. Metodologicamente realizou-se um levantamento das teses e dissertações a partir de dois descritores: infraestrutura escolar e espaço físico. O mapeamento identificou 90 resumos assim distribuídos: 23 teses e 67 dissertações, filiadas a 42 instituições de ensino superior do país. Os dados analisados, além de permitir a construção de um estado da arte, apontam para a necessidade emergente de estudos que envolvam a questão da infraestrutura escolar e do espaço físico, como objeto empírico e não apenas como uma questão periférica nos trabalhos acadêmicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jauri dos Santos Sá, Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos –, São Leopoldo, Rio Grande do Sul, Brasil

DR. EM ARQUITETURA

PÓS-DOUTORANDO EM EDUCAÇÃO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UNISINOS.

Flávia Obino Corrêa Werle, Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos –, São Leopoldo, Rio Grande do Sul, Brasil

Dra. em Educação

Professora Titular do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNISINOS

Referências

ALMEIDA, Ledir Junior de. A evasão escolar no Programa SENAC de Gratuidade (PSG): um estudo de caso no Distrito Federal. 2012. 132 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, DF, 2012.

ALMEIDA, Rogério Marques de. Caminhos trilhados pela educação física no Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Mato Grosso – campus Cuiabá. 2011. 127 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Mato Grosso, Cuiabá, MT, 2011.

BAGNARA, Iván Carlos. Abordagens pedagógicas da educação física nas escolas públicas de Erechim, RS. 2012. 134 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2012.

BARBOZA, Sergio de Góes. Responsabilidade social: ética ou estética. Um desafio para a educação escolar no Brasil. 2012. 148 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PR, 2012.

BARROS, Josemir Almeida. Organização do ensino rural em Minas Gerais, suas muitas faces em fins do XIX e início do XX (1899-1911). 2013. 349 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, MG, 2013.

BASTOS, James Dean Brito. Reforma administrativa do Estado do Maranhão: expressões do neoliberalismo na política educacional no período de 1995 a 2002. 2012. 187 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Maranhão, São Luís, MA, 2012.

BAUER, Adriana. Avaliação de redes de ensino e gestão educacional: o que apontam os estudos acadêmicos. In: CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO, 4., 2014, Porto, Portugal. Anais... Porto: Anpae, 2014. Disponível em: <http://www.anpae.org.br/IBERO_AMERICANO_IV/GT2/GT2_Comunicacao/AdrianaBauer_GT2_integral.pdf>. Acesso em: 29 mar. 2015.

BELLE, Helena Beatriz de Moura. Escola de civismo e cidadania: ethos do colégio Beta da Polícia Militar de Goiás. 2011. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, GO, 2011.

BORGES, Jesus Rosemar. Levantamento da situação escolar em sistemas municipais de ensino do Rio Grande do Sul: uma determinação política de financiamento do ensino público e/ou ferramentas de gestão? 2014. 304 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, RS, 2014.

BOTH, Sergio José. República e escola primária: uma comparação da história da educação entre Maranhão, Minas Gerais e Mato Grosso (1899-1930). 2013. 221 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, MG, 2013.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo escolar da educação básica 2012: resumo técnico. Brasília: Inep, 2013. Disponível em: <http://portal.inep. gov.br/resumos-tecnicos>. Acesso em: 29 mar. 2014.

BUFFA, Ester. História e filosofia das instituições escolares. In: ARAUJO, José Carlos de Souza; GATTI JUNIOR, Décio (Org.). Novos temas em história da educação brasileira. Campinas, SP: Autores Associados; Uberlândia, MG: EDUFU, 2002. p. 25-38.

BUIATTI, Viviane Prado. Atendimento educacional especializado: dimensão política, formação docente e concepções dos profissionais. 2013. 323 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, MG, 2013.

CAMPOS, Fernanda Araújo Coutinho. Tecnologias da informação e da comunicação de professores: um estudo em cursos de licenciatura de uma universidade privada. 2011. 224 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, 2011.

CARVALHO, João Wilson Savino. Instituto de educação do Amapá: uma história de educação

pelo exemplo. 2012. 218 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, MG, 2012.

CASTRO, Marta L. S. de; WERLE, Flavia O. C. Temáticas privilegiadas em periódicos nacionais: uma análise das publicações na área de administração da educação (1982- 2000). Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, Goiânia, v. 25, n. 3, p. 491-521, 2009.

CASTRO, Marta L. S. de; WERLE, Flávia O. C. Estado do conhecimento em administração da

educação: uma análise dos artigos publicados em periódicos nacionais 1982-2000. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 12, n. 45, p. 1045-1064, 2004. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ensaio/v12n45/v12n45a08.pdf>. Acesso em: 29 mar. 2014.

CHARTIER, Roger. A aventura do livro: do leitor ao navegador. Tradução Reginaldo de Moraes. São Paulo: Editora Unesp, 1999.

CORDEIRO, Karina de Oliveira Santos. Representações sociais da infância em escolas do campo do município de Amargosa-Bahia. 2012. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal da Bahia, Salvador, BA, 2012.

DIAS, Simone Chaves. Políticas públicas de formação continuada de professores: a experiência do Município de Itaguaí. 2012. 107 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estácio de Sá, Rio de Janeiro, RJ, 2012.

FERREIRA, Jaime Ricardo. O programa Mais Educação: as repercussões da formação docente na prática escolar. 2012. 149 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de Brasília, Brasília, DF, 2012.

FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. As pesquisas denominadas “Estado da Arte”. Educação & Sociedade, Campinas, SP, v. 23, n. 79, p. 257-272, agosto 2002. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/es/v23n79/10857.pdf>. Acesso em: 5 ago. 2015.

GATTI, Bernardete Angelina. A construção da pesquisa em educação no Brasil. Brasília: Plano, 2002 (Pesquisa em Educação, v. 1).

HORNICK, Cleudane Aparecida de Andrade. Identificação e análise dos possíveis fatores que

influenciaram os resultados elevados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) apresentado por duas escolas públicas. 2012. 122 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, SC, 2012.

LIMA, Naira da Costa Muylaert. Infraestrutura, gestão escolar e desempenho em leitura e matemática: um estudo a partir do projeto GERES. 2012, 133 f. Dissertação (Mestrado em Educação) –Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.

MAINARDES, Jefferson. A pesquisa sobre a organização da escolaridade em ciclos no Brasil (2000-2006): mapeamento e problematizações. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 14, n. 40, p. 7-23, 2009. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v14n40/v14n40a02.pdf>. Acesso em: 29 mar. 2014.

MARQUES, Rafaela Nunes. Escolas bem sucedidas: como são? Um estudo de caso de duas escolas públicas do Distrito Federal. 2012. 118 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, DF, 2012.

MARRI, Izabel; RACCHUMI, Júlio. Infraestrutura escolar e desempenho educacional em Minas Gerais: possíveis associações. In: ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDOS POPULACIONAIS, 28.; 2012, Águas de Lindoia. Anais... Águas de Lindoia, SP: Abep, 2012. Disponível em: <http://www.abep.nepo.unicamp.br/xviii/anais/files/POSTER[596]ABEP2012.pdf>. Acesso em: 20 mar. 2013.

NÓBREGA-THERRIEN, Silvia Maria; THERRIEN, Jacques. Os trabalhos científicos e o estado da questão: reflexões teórico-metodológicas. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 15, n. 30, p. 5-16, jul./dez. 2004. Disponível em: <http://www.fcc.org.br/pesquisa/publicacoes/eae/ arquivos/1203/1203.pdf>. Acesso em: 5 ago. 2015.

PESSANHA, Eurize Caldas. Meio século em sala de aula: histórias de pessoas, de cultura escolar e de currículo. Campo Grande, MS: Oeste, 2015.

ROMANOWSKI, Joana Paulin; ENS, Romilda Teodora. As pesquisas denominadas do tipo

“Estado da Arte” em educação. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, PR, v. 6, n. 19, p. 37-50, set./dez. 2006. Disponível em: <http://www2.pucpr.br/reol/pb/index.php/dialogo?dd1=237&dd99=view&dd98=pb>. Acesso em: 3 jun. 2014.

SILVA, Beatriz Passos da. Política educacional e o ensino fundamental de 9 anos: da proposição à implantação. 2012. 122 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Presidente Prudente, SP, 2012.

SILVA, Cirlei Evangelista. Formação continuada de educadores infantis: uma proposta de

intervenção. 2004. 193 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de

Uberlândia, Uberlândia, MG, 2004.

SILVA, Flordelia Rodrigues da. IDEB da rede municipal de ensino de Barra Mansa: análise das ações dos gestores. 2012. 143 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estácio de Sá, Rio de Janeiro, RJ, 2012.

SOARES, Natália; SOARES, Sergei. A infraestrutura das escolas brasileiras de ensino fundamental: um estudo com base nos censos escolares de 1997 a 2005. Brasília: MPOGIIPEA, 2007. (Texto para discussão n. 1267). Disponível em: <http://www.ipea.gov.br/sites/000/2/publicacoes/tds/td_1267.pdf>. Acesso em: 12 mar. 2013.

SOARES NETO, Joaquim José; JESUS, Girlene Ribeiro de; KARINO, Camila Akemi; ANDRADE, Dalton Francisco de. Uma escala para medir a infraestrutura escolar. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 24, n. 54, p. 78-99, 2013a. Disponível em: <http://www.fcc.org.br/pesquisa/publicacoes/eae/arquivosl786/1786.pdf>. Acesso em: 12 jan. 2014.

SOARES NETO, Joaquim José; JESUS, Girlene Ribeiro de; KARINO, Camila Akemi; ANDRADE, Dalton Francisco de. A infraestrutura das escolas públicas brasileiras de pequeno porte. Revista do Serviço Público, São Paulo, v. 64, n. 3, p. 377-391, 2013b. Disponível em: <http://seer.enap.gov.br/index.php/RSP/article/viewIl291l29>. Acesso em: 30 mar. 2014.

STEPHANOU, Maria. Jogo de memórias nas esquinas dos tempos: territórios e práticas de pesquisa (auto)biográfica na pós-graduação em Educação no Brasil. In: SOUZA, Elizeu Clementino; PASSEGGI, Maria da Conceição (Org.). Pesquisa (auto)biográfica: cotidiano, imaginário e memória. Natal: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2008.

THIBES, Patrícia Andyara. A Prova Brasil de língua portuguesa: um estudo sobre os desempenhos do Paraná nos anos 2007 e 2009. 2012. 174 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Maringá, Maringá, PR, 2012.

WIEBUSCH, Eloisa Maria. Avaliação externa: um caminho para a busca da qualidade da educação. 2011, 152 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, 2011.

WITTMANN, Lauro Carlos; GRACINDO, Regina Vinhaes (Org.). Políticas e gestão da educação (1991- -1997). Brasília: MEC/lnep/Comped, 2001. Realização Anpae. (Estado do Conhecimento, n. 5). Disponível em: <http://www.publicacoes.inep.gov.br/arquivos/serie estado conhecimento 5 238.pdf>.Acesso em: 17 mar. 2014.

Downloads

Publicado

30-05-2017

Como Citar

Sá, J. dos S., & Werle, F. O. C. (2017). Infraestrutura escolar e espaço físico em educação: o estado da arte. Cadernos De Pesquisa, 47(164), 386–413. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/3735

Edição

Seção

Artigos