Infrastructure scolaire et espace physique en éducation: l’état de l’art
Mots-clés :
Infraestrutura Escolar, Espaço Físico, Estado da ArteRésumé
Relevé de la production des Programmes de Post-graduation en Éducation à partir des bases de données de la Coordenação de aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior [Coordination de Perfectionnement du Personnel de Niveau Supérieur] – Capes – et de la Biblioteca Digital de Teses e Dissertações [Bibliothèque Numérique de Thèses et Dissertations] – BDTD. L’approche qualitatitive de cet étude est fondée sur l’analyse de contenu. Le relevé des thèses et des dissertations a été realisé méthodologiquement à partir de deux descripteurs: l’infrastructure scolaire et l’espace physique. Cette cartographie a identifié 90 résumés distribués de la manière suivante: 23 thèses et 67 dissertations, appartenant à 42 institutions brésiliennes d’enseignement supérieur. Les données analysées, au délà de l’élaboration d’un état de l’art, signalent la nécessité d’études concernant l’infrastructure scolaire et de l’espace physique en tant qu’objets empiriques et non seulement comme un sujet périphérique dans les travaux académiques.
Téléchargements
Références
ALMEIDA, Ledir Junior de. A evasão escolar no Programa SENAC de Gratuidade (PSG): um estudo de caso no Distrito Federal. 2012. 132 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, DF, 2012.
ALMEIDA, Rogério Marques de. Caminhos trilhados pela educação física no Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Mato Grosso – campus Cuiabá. 2011. 127 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Mato Grosso, Cuiabá, MT, 2011.
BAGNARA, Iván Carlos. Abordagens pedagógicas da educação física nas escolas públicas de Erechim, RS. 2012. 134 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2012.
BARBOZA, Sergio de Góes. Responsabilidade social: ética ou estética. Um desafio para a educação escolar no Brasil. 2012. 148 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PR, 2012.
BARROS, Josemir Almeida. Organização do ensino rural em Minas Gerais, suas muitas faces em fins do XIX e início do XX (1899-1911). 2013. 349 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, MG, 2013.
BASTOS, James Dean Brito. Reforma administrativa do Estado do Maranhão: expressões do neoliberalismo na política educacional no período de 1995 a 2002. 2012. 187 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Maranhão, São Luís, MA, 2012.
BAUER, Adriana. Avaliação de redes de ensino e gestão educacional: o que apontam os estudos acadêmicos. In: CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO, 4., 2014, Porto, Portugal. Anais... Porto: Anpae, 2014. Disponível em: <http://www.anpae.org.br/IBERO_AMERICANO_IV/GT2/GT2_Comunicacao/AdrianaBauer_GT2_integral.pdf>. Acesso em: 29 mar. 2015.
BELLE, Helena Beatriz de Moura. Escola de civismo e cidadania: ethos do colégio Beta da Polícia Militar de Goiás. 2011. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, GO, 2011.
BORGES, Jesus Rosemar. Levantamento da situação escolar em sistemas municipais de ensino do Rio Grande do Sul: uma determinação política de financiamento do ensino público e/ou ferramentas de gestão? 2014. 304 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, RS, 2014.
BOTH, Sergio José. República e escola primária: uma comparação da história da educação entre Maranhão, Minas Gerais e Mato Grosso (1899-1930). 2013. 221 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, MG, 2013.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo escolar da educação básica 2012: resumo técnico. Brasília: Inep, 2013. Disponível em: <http://portal.inep. gov.br/resumos-tecnicos>. Acesso em: 29 mar. 2014.
BUFFA, Ester. História e filosofia das instituições escolares. In: ARAUJO, José Carlos de Souza; GATTI JUNIOR, Décio (Org.). Novos temas em história da educação brasileira. Campinas, SP: Autores Associados; Uberlândia, MG: EDUFU, 2002. p. 25-38.
BUIATTI, Viviane Prado. Atendimento educacional especializado: dimensão política, formação docente e concepções dos profissionais. 2013. 323 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, MG, 2013.
CAMPOS, Fernanda Araújo Coutinho. Tecnologias da informação e da comunicação de professores: um estudo em cursos de licenciatura de uma universidade privada. 2011. 224 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, 2011.
CARVALHO, João Wilson Savino. Instituto de educação do Amapá: uma história de educação
pelo exemplo. 2012. 218 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, MG, 2012.
CASTRO, Marta L. S. de; WERLE, Flavia O. C. Temáticas privilegiadas em periódicos nacionais: uma análise das publicações na área de administração da educação (1982- 2000). Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, Goiânia, v. 25, n. 3, p. 491-521, 2009.
CASTRO, Marta L. S. de; WERLE, Flávia O. C. Estado do conhecimento em administração da
educação: uma análise dos artigos publicados em periódicos nacionais 1982-2000. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 12, n. 45, p. 1045-1064, 2004. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ensaio/v12n45/v12n45a08.pdf>. Acesso em: 29 mar. 2014.
CHARTIER, Roger. A aventura do livro: do leitor ao navegador. Tradução Reginaldo de Moraes. São Paulo: Editora Unesp, 1999.
CORDEIRO, Karina de Oliveira Santos. Representações sociais da infância em escolas do campo do município de Amargosa-Bahia. 2012. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal da Bahia, Salvador, BA, 2012.
DIAS, Simone Chaves. Políticas públicas de formação continuada de professores: a experiência do Município de Itaguaí. 2012. 107 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estácio de Sá, Rio de Janeiro, RJ, 2012.
FERREIRA, Jaime Ricardo. O programa Mais Educação: as repercussões da formação docente na prática escolar. 2012. 149 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de Brasília, Brasília, DF, 2012.
FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. As pesquisas denominadas “Estado da Arte”. Educação & Sociedade, Campinas, SP, v. 23, n. 79, p. 257-272, agosto 2002. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/es/v23n79/10857.pdf>. Acesso em: 5 ago. 2015.
GATTI, Bernardete Angelina. A construção da pesquisa em educação no Brasil. Brasília: Plano, 2002 (Pesquisa em Educação, v. 1).
HORNICK, Cleudane Aparecida de Andrade. Identificação e análise dos possíveis fatores que
influenciaram os resultados elevados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) apresentado por duas escolas públicas. 2012. 122 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, SC, 2012.
LIMA, Naira da Costa Muylaert. Infraestrutura, gestão escolar e desempenho em leitura e matemática: um estudo a partir do projeto GERES. 2012, 133 f. Dissertação (Mestrado em Educação) –Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.
MAINARDES, Jefferson. A pesquisa sobre a organização da escolaridade em ciclos no Brasil (2000-2006): mapeamento e problematizações. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 14, n. 40, p. 7-23, 2009. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v14n40/v14n40a02.pdf>. Acesso em: 29 mar. 2014.
MARQUES, Rafaela Nunes. Escolas bem sucedidas: como são? Um estudo de caso de duas escolas públicas do Distrito Federal. 2012. 118 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, DF, 2012.
MARRI, Izabel; RACCHUMI, Júlio. Infraestrutura escolar e desempenho educacional em Minas Gerais: possíveis associações. In: ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDOS POPULACIONAIS, 28.; 2012, Águas de Lindoia. Anais... Águas de Lindoia, SP: Abep, 2012. Disponível em: <http://www.abep.nepo.unicamp.br/xviii/anais/files/POSTER[596]ABEP2012.pdf>. Acesso em: 20 mar. 2013.
NÓBREGA-THERRIEN, Silvia Maria; THERRIEN, Jacques. Os trabalhos científicos e o estado da questão: reflexões teórico-metodológicas. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 15, n. 30, p. 5-16, jul./dez. 2004. Disponível em: <http://www.fcc.org.br/pesquisa/publicacoes/eae/ arquivos/1203/1203.pdf>. Acesso em: 5 ago. 2015.
PESSANHA, Eurize Caldas. Meio século em sala de aula: histórias de pessoas, de cultura escolar e de currículo. Campo Grande, MS: Oeste, 2015.
ROMANOWSKI, Joana Paulin; ENS, Romilda Teodora. As pesquisas denominadas do tipo
“Estado da Arte” em educação. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, PR, v. 6, n. 19, p. 37-50, set./dez. 2006. Disponível em: <http://www2.pucpr.br/reol/pb/index.php/dialogo?dd1=237&dd99=view&dd98=pb>. Acesso em: 3 jun. 2014.
SILVA, Beatriz Passos da. Política educacional e o ensino fundamental de 9 anos: da proposição à implantação. 2012. 122 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Presidente Prudente, SP, 2012.
SILVA, Cirlei Evangelista. Formação continuada de educadores infantis: uma proposta de
intervenção. 2004. 193 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de
Uberlândia, Uberlândia, MG, 2004.
SILVA, Flordelia Rodrigues da. IDEB da rede municipal de ensino de Barra Mansa: análise das ações dos gestores. 2012. 143 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estácio de Sá, Rio de Janeiro, RJ, 2012.
SOARES, Natália; SOARES, Sergei. A infraestrutura das escolas brasileiras de ensino fundamental: um estudo com base nos censos escolares de 1997 a 2005. Brasília: MPOGIIPEA, 2007. (Texto para discussão n. 1267). Disponível em: <http://www.ipea.gov.br/sites/000/2/publicacoes/tds/td_1267.pdf>. Acesso em: 12 mar. 2013.
SOARES NETO, Joaquim José; JESUS, Girlene Ribeiro de; KARINO, Camila Akemi; ANDRADE, Dalton Francisco de. Uma escala para medir a infraestrutura escolar. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 24, n. 54, p. 78-99, 2013a. Disponível em: <http://www.fcc.org.br/pesquisa/publicacoes/eae/arquivosl786/1786.pdf>. Acesso em: 12 jan. 2014.
SOARES NETO, Joaquim José; JESUS, Girlene Ribeiro de; KARINO, Camila Akemi; ANDRADE, Dalton Francisco de. A infraestrutura das escolas públicas brasileiras de pequeno porte. Revista do Serviço Público, São Paulo, v. 64, n. 3, p. 377-391, 2013b. Disponível em: <http://seer.enap.gov.br/index.php/RSP/article/viewIl291l29>. Acesso em: 30 mar. 2014.
STEPHANOU, Maria. Jogo de memórias nas esquinas dos tempos: territórios e práticas de pesquisa (auto)biográfica na pós-graduação em Educação no Brasil. In: SOUZA, Elizeu Clementino; PASSEGGI, Maria da Conceição (Org.). Pesquisa (auto)biográfica: cotidiano, imaginário e memória. Natal: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2008.
THIBES, Patrícia Andyara. A Prova Brasil de língua portuguesa: um estudo sobre os desempenhos do Paraná nos anos 2007 e 2009. 2012. 174 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Maringá, Maringá, PR, 2012.
WIEBUSCH, Eloisa Maria. Avaliação externa: um caminho para a busca da qualidade da educação. 2011, 152 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, 2011.
WITTMANN, Lauro Carlos; GRACINDO, Regina Vinhaes (Org.). Políticas e gestão da educação (1991- -1997). Brasília: MEC/lnep/Comped, 2001. Realização Anpae. (Estado do Conhecimento, n. 5). Disponível em: <http://www.publicacoes.inep.gov.br/arquivos/serie estado conhecimento 5 238.pdf>.Acesso em: 17 mar. 2014.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Cadernos de Pesquisa 2017
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).