Para a noção de transformação curricular

Autores

  • José Augusto Pacheco Professor do Instituto de Educação da Universidade do Minho, Braga, Portugal

Palavras-chave:

Currículo, Conhecimento, Transformação Curricular, Transformação Didática.

Resumo

Neste artigo é evidenciada a relação entre currículo e conhecimento, abordando-se o conhecimento escolar na sua seleção, organização e transformação, a partir de uma revisão do conceito de transposição didática e da proposição dos conceitos de transformação curricular e transformação didática. Qualquer debate sobre o currículo exige a dilucidação do conhecimento e uma reflexão sobre os seus diversos significados, sobretudo quando a educação se torna num projeto amplo de questionamento da realidade social. Para além de várias questões colocadas acerca do conhecimento escolar e do modo como a sua organização pode ser realizada, procura-se centrar o debate numa reflexão sobre as fronteiras entre conhecimentos e esclarecer que, sobre essa temática, jamais poderão existir respostas fechadas.

 

 

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Publicado

07-04-2016

Como Citar

Pacheco, J. A. (2016). Para a noção de transformação curricular. Cadernos De Pesquisa, 46(159), 64–77. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/3510

Edição

Seção

Tema em Destaque - Estudos sobre o conhecimento escolar: tendências e perspectivas