Aprendizagem baseada em problemas na formação de psicólogos

Autores

  • Carolina Iturra Herrera Facultad de Psicología, Universidad de Talca, Talca, Chile
  • Tatiana Canales Opazo Universidad Viña del Mar, Viña del Mar, Chile

Palavras-chave:

Formação Profissional, Psicólogos. Resolução de Problemas, Aprendizagem

Resumo

Este artigo apresenta uma experiência inovadora na formação de estudantes de graduação em Psicologia, realizada na Universidade de Talca. Um ambiente de aprendizagem, apoiado na abordagem de aprendizagem baseada em problemas, foi construído, com o objetivo de melhorar a tomada de decisão de futuros psicólogos, preparando-os para enfrentar uma possível intervenção em contexto educativo. Os resultados do experimento mostraram um leve aumento no desempenho dos alunos, indicando maior empenho e participação, autogestão em busca de informação e, ainda, a habilidade de problematizar.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carolina Iturra Herrera, Facultad de Psicología, Universidad de Talca, Talca, Chile

Profesora de la Facultad de Psicología, Universidad de Talca, Talca, Chile

 

 

Tatiana Canales Opazo, Universidad Viña del Mar, Viña del Mar, Chile

Directora de Innovación y Evaluación Curricular, Universidad Viña del Mar, Viña del Mar, Chile

Referências

BENEITONE, Pablo; ESQUETINI, César; GONZÁLEZ, Julia; MALETÁ, Maida Marty; SIUFI, Gabriela, WAGENAAR, Robert. Reflexiones y perspectivas de la Educación Superior en América Latina. Informe Final–Proyecto Tuning–América Latina 2004-2007. Bilbao: Universidad de Deusto, 2007.

BARROWS, Howard; TAMBLYN, Robyn. Problem-based learning: an approach to medical education. New York: Springer, 1980.

BENEITONE, Pablo; ESQUETINI, César; GONZÁLEZ, Julia; MALETÁ, Maida Marty; SIUFI, Gabriela, WAGENAAR, Robert. Reflexiones y perspectivas de la Educación Superior en América Latina. Informe Final–Proyecto Tuning–América Latina 2004-2007. Bilbao: Universidad de Deusto, 2007.

DÍAZ-BARRIGA, Frida; LUGO, Elisa. Desarrollo del currículo. En: DÍAZ-BARRIGA, Frida; LUGO, Elisa. La investigación curricular en México: la década de los noventa. México: COMIE, 2003. cap. 2, p. 63-123.

DOCHY, Filip et al. Effects of problem-based learning: a meta-analysis. Learning and Instruction, v. 13, n. 5, p. 533-568, 2003.

DUTCH, Barbara J.; GROH, Susan E.; ALLEN Deborah E. The power of problem-based learning. Virginia: Stylus, 2001.

EVENSEN, Dorothy. Observing self-directed learners in a problem-based learning context: two case studies. In: EVENSEN, Doroth; HMELO, Cindy (Org.). Problem-based learning: a research perspective on learning interactions. Mahwah: Erlbaum, 2000. p. 263-298.

GONZÁLEZ, Julia; WAGENAAR, Robert. Student workload, teaching methods and learning outcomes: the tuning approach. In: GONZÁLEZ, Julia; WAGENAAR, Robert. Tuning educational structures in Europe. Universities’ contribution to the Bologna process. An introduction. Bilbao and Groningen: Universidad de Deusto, 2006. p. 82-89.

HMELO-SILVER, Cindy. Problem-based learning: effects on the early acquisition of cognitive skill in medicine. The Journal of the Learning Sciences, v. 7, n. 2, p. 173-208, 1998.

HMELO-SILVER, Cindy; FERRARI, Michael. The problem-based learning tutorial: cultivating higherorder thinking skills. Journal for the Education of the Gifted, v. 20, n. 4, p. 401-422, 1997.

HMELO- SILVER, Cindy; GUZDIAL, Mark. Of black and glass boxes: scaffolding for learning and doing. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON LEARNING SCIENCES. ICLS '96. Evanston, IL, 1996, Illinois, Proceedings… Illinois: ISLS, 1996. p. 128-134.

HMELO-SILVER, Cindy; LIN, Xiaodong. The development of self-directed learning strategies in problem-based learning. In: EVENSEN, Doroty; HMELO, Cindy (Org.). Problem-based learning: a research perspective on learning interactions. Mahwah: Erlbaum, 2000. p. 227- 250.

HUBER, Günter. Aprendizaje activo y metodologías educativas. Revista de Educación, número extraordinario, p. 59-8, 2008.

JULIÁ, María Teresa. Formación basada en competencias: aportes a la calidad de los aprendizajes en la formación de psicólogos. In: CATALÁN, Jorge (Org.). Psicología educacional. Proponiendo rumbos, problemáticas y aportaciones. La Serena: Editorial Universidad de la Serena, 2011. p 245-269.

KOLODNER, Janet; HMELO-SILVER, Cindy; NARAYANAN, Hari. Problem-based learning meets case-based reasoning. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON LEARNING SCIENCES. ICLS '96. Evanston, IL, 1996, Illinois, Proceedings… Illinois: ISLS, 1996. p. 188-195.

MORA, José-Ginés. La necesidad del cambio educativo para la sociedad del conocimiento. Revista Iberoamericana de Educación, n. 35, p. 13-37, 2004.

MOYANO, Emilio; VÁSQUEZ, Marcela; FAUNDEZ, Fabiola. Cambios en el modelo educativo universitario: desafíos culturales, curriculares y de gestión. In: CONSEJO DE RECTORES DE LAS UNIVERSIDADES CHILENAS (Org.). Innovación curricular en las universidades del Consejo de Rectores: reflexiones y procesos en las universidades del Consejo de Rectores. Prácticas internacionales. Chile: Nuevaamérica, 2012. p. 87-108.

OTÁLORA, Yenny. Diseño de espacios educativos significativos para el desarrollo de competencias en la infancia. CS, v. 5, p. 71-96, 2010.

PEY, Roxana; CHAURIYE, Sara; CHIUMINATTO, Pablo. Formación general en la Universidad de Chile: innovando en la docencia de pregrado. Revista Calidad en la Educación, v. 17, p. 39-49, 2002.

POZO, Ignacio. Aprendices y maestros: la nueva cultura del aprendizaje. Madrid: Alianza, 2005.

STEINKUEHLER, Constance et al. Cracking the resource nut with distributed problem-based learning in secondary teacher education. Distance Education, v. 23, n. 1, p. 23-39, 2002.

TOBÓN, Sergio et al. Competencias, calidad y educación superior. Bogotá: Magisterio, 2006.

Publicado

30-06-2015

Como Citar

Iturra Herrera, C., & Canales Opazo, T. (2015). Aprendizagem baseada em problemas na formação de psicólogos. Cadernos De Pesquisa, 45(156), 376–389. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/3078

Edição

Seção

Artigos