A contribuição da análise das práticas para a profissionalização dos professores

Autores

  • Richard Wittorski Conservatoire National des Arts et Métiers (CNAM), Paris, França

Palavras-chave:

Formação de professores, Profissionalização, Prática de ensino

Resumo

Apresentando dados de uma pesquisa realizada sobre os dispositivos de análise das práticas propostos pelo Institut Universitaire de Formation des Maîtres – IUFM – (Bretanha, França), ao longo da formação inicial dos professores, o artigo problematiza a ideia de que uma atividade reflexiva a respeito das práticas profissionais  docentes permitiria aos indivíduos serem mais eficientes quando do retorno à situação de trabalho. A discussão realizada indica que, embora a análise das práticas promova a criação de um espaço narrativo que, por meio de trocas coletivas, permita aos professores construírem princípios organizadores de práticas potencialmente geradores de novas práticas docentes, esse processo traz à tona paradigmas de profissionalização vigentes no campo educacional que divergem quanto ao lugar da teoria e de sua articulação com a prática docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Richard Wittorski, Conservatoire National des Arts et Métiers (CNAM), Paris, França

Professor do Conservatoire National des Arts et Métiers (CNAM), Paris, França

richard.wittorski@cnam.fr

Referências

ABALLEA, François. Sur la notion de professionnalité. Recherche Sociale, n. 124, p. 39-49, 1992. BOURDONCLE, Raymond. Autour des mots: professionnalisation, formes et dispositifs. Recherche et Formation, n. 35, p. 117-132, 2000.

FREIDSON, Eliot. La profession médicale. Paris: Payot, 1984.

JOBERT, Guy. Processus de professionnalisation et production du savoir. Education Permanente, n. 80, p. 125-145, 1985.

SOREL, Maryvonne; WITTORSKI, Richard (Coord.). La professionnalisation en actes et en questions. Paris: L’Harmattan, 2005. (Collection Action et Savoir).

WITTORSKI, Richard. De la fabrication des compétences. Education Permanente, n. 135, p. 57-71, 1998.

WITTORSKI, Richard. La professionnalisation en questions. In: CENTRE DE RECHERCHE SUR LA FORMATION (Éd.). Action et identité. Paris: INRP, 2001. p. 93-115.

WITTORSKI, Richard. Analyse de pratiques et professionnalisation. In: FABLET, Dominique; BLANCHARD-LAVILLE, Claudine (Éd.). Travail social et analyse de pratiques professionnelles. Paris: L’Harmattan, 2003. p. 69-89.

Downloads

Publicado

30-12-2014

Como Citar

Wittorski, R. (2014). A contribuição da análise das práticas para a profissionalização dos professores. Cadernos De Pesquisa, 44(154), 894–911. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/3039

Edição

Seção

Outros Temas